O que é a raiva e como superá-la


A raiva é a resposta para sentimentos de insatisfação, frustração e infelicidade, que normalmente surgem quando nós não gostamos de uma pessoa, um objeto ou uma situação.
Geralmente aparece quando somos incapazes de cumprir nossos desejos ou quando somos forçados a fazer algo não gostamos de fazer ou que seria melhor evitarmos. Em tais situações, a mente reage por sentir infeliz e estressada, o que leva à raiva.
A vida cotidiana nos coloca diante de muitas situações que podem produzir a raiva. Seu parceiro, filhos ou amigos podem NÃO fazer o que você espera que eles façam. Você poderá ficar sem pó de café para seu café da manhã. Você pode chegar atrasado para na estação e achar que o ônibus ou trem já saiu. Talvez você precise encontrar alguém que não gosta, ou alguém pode criticar você. Todas estas situações e muitas outras similares, podem causar a raiva. A questão é, temos de reagir automaticamente ou podemos mudar nossas reações e evitar a raiva?
A raiva é uma reação mais negativa e deve ser evitada, tanto quanto possível, se você deseja progredir no caminho de auto-aperfeiçoamento. Você não pode evitar todas as situações que causam a IRA, no entanto, com alguma formação você pode aprender a controlar e alterar suas reações e atitude. Você pode ensinar-se a não ficar com raiva.
Você precisará estar ciente das situações que poderiam levar a raiva e estar alerta suficiente quando você experimentá-las. Você deseja reagir automaticamente, como um robô, ou você deseja agir conscientemente e controlar suas reações? Você pode superar a raiva, mas isso requer algum trabalho interno. Aí vão algumas dicas:
1. Quando você se sentir desconfortável e infeliz, pare o que está fazendo e visualize mentalmente algumas cenas agradáveis do passado. Pense em algo que fez você feliz.
2. Quando você sente que você está ficando irritado, respire profundamente 5 vezes. Isso irá atrasar a raiva e você irá se acalmar.
3. Conte lentamente de um a dez. Isso irá atrasar sua reação irritada e enfraquecê-la.
4. Durante seu tempo livre, pense que a raiva foi para bem longe e e como vale a pena evitá-la.
5. Beba água. Isso tem um efeito calmante sobre o corpo.
6. Aprenda a desenvolver alguma paciência. Assumir tarefas simples e fazê-las lentamente é um bom começo. Isto irá desenvolver apaciência.
7. Um dos melhores remédios contra a raiva é o desprendimento. Quando você está emocionalmente e mentalmente desprendido, você não pode consegue ficar com raiva.
8. A melhor maneira de evitar a raiva é desenvolver o hábito da paz de espírito. Isto obviamente precisa de algum treinamento e tempo, mas é muito interessante. O pensamento positivo, desprendimento, concentração e meditação, todos levam a paz da mente. Pratique!
Você tem alguma dica sobre o auto controle? Compartilhe com a gente!

                                                                                                                                                                         http://site.suamente.com.br

Postagens mais visitadas