5 arrependimentos de pessoas no leito de morte, revelados por uma enfermeira


É sombria e assustadora, mas a morte também é inevitável. Tudo o que podemos esperar é estarmos em paz com nós mesmos e com a maneira como gastamos nosso tempo. Nesta maravilhosa peça escrita por Bronnie Ware, descobrimos os verdadeiros arrependimentos que aqueles prestes a terminarem suas jornadas, têm.


Enfermeira revela os 5 maiores arrependimentos das pessoas no leito de morte.


Por muitos anos eu trabalhei em cuidados paliativos. Meus pacientes eram aqueles que tinham ido para casa para morrer. Momentos incríveis foram compartilhados com eles. Eu estive com das 3 às 12 últimas semanas de suas vidas.


As pessoas crescem muito quando são confrontadas com sua própria mortalidade. Eu aprendi a nunca subestimar a capacidade de crescimento de alguém. Algumas mudanças foram fenomenais. Cada um experimentou uma variedade de emoções, como negação, medo, raiva, remorso, mais negação e, eventualmente, aceitação. Todos os pacientes encontraram sua paz antes de partir, cada um deles.


Quando questionados sobre os arrependimentos que tinham ou coisas que fariam de forma diferente, temas comuns surgiram à tona. Aqui estão os mais comuns:


1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, não a vida que os outros quiseram que eu tivesse.

Este é o arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que suas vidas estão quase no fim e olham para trás, fica fácil ver quantos sonhos não foram cumpridos. A maioria das pessoas não tinha honrado a metade de seus sonhos e teve que morrer conformada com isso.


É muito importante tentar honrar, pelo menos, alguns dos seus sonhos ao longo do caminho. A partir do momento em que você perde a sua saúde, é tarde demais. Saúde traz uma liberdade que poucos percebem, até que já não tenham.

 

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.

Ouvi esse arrependimento de todos os pacientes do sexo masculino que cuidei. Eles perderam a juventude de seus filhos e a companhia da parceira. As mulheres também falaram sobre esse arrependimento. Mas como a maioria era de uma geração mais velha, muitas das pacientes do sexo feminino não tinham sido provedoras.


Ao simplificar seu estilo de vida e fazer escolhas conscientes ao longo do caminho, é possível não precisar da renda que você acha que precisa. E através da criação de mais espaço em sua vida, você se torna mais feliz e aberto a novas oportunidades, às mais adequadas ao seu novo estilo de vida.


3. Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos.

Muitas pessoas interiorizaram seus sentimentos a fim de manter a paz com os outros. Como resultado, tiveram uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eram verdadeiramente eram capazes de se tornar. Como resultado, carregavam muitas doenças desenvolvidas à partir da amargura e ressentimento que sentiam.


Nós não podemos controlar as reações dos outros. No entanto, as pessoas podem inicialmente reagir quando você muda sua maneira de ser, e, no final, isso leva a relação a um nível totalmente novo e mais saudável. Ou elas mudarão, ou te libertarão de um relacionamento doentio. De qualquer maneira, você ganha.


4. Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.

Muitas vezes, eles não perceberam a importância de velhos amigos até que eles estivessem mortos e impossíveis de contatar. Muitos tinham se tornado tão dedicados a apenas suas próprias vidas, que permitiram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos. Havia muitos arrependimentos profundos sobre não dedicar à amizades o tempo e esforço que mereciam. Todo mundo sente falta de seus amigos quando eles estão morrendo.


É comum para qualquer um em um estilo de vida agitado, deixar amizades escorregar. Mas quando você se depara com sua morte se aproximando, os detalhes físicos da vida vão embora. As pessoas querem ter em suas finanças em ordem, se possível. Mas não é dinheiro ou status que detém a verdadeira importância para eles. Eles querem fazer as coisas de modo a beneficiar quem amam. Normalmente, porém, estão muito doentes e cansados para gerenciar esta tarefa. É tudo se resume a amor e relacionamentos no final. Isso é tudo o que permanece na etapa final, amor e relacionamentos.


5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.

Este é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos não percebem até o fim que a felicidade é uma escolha. Tinham permanecido presos em velhos padrões e hábitos. O chamado “conforto” de familiaridade transbordou para as suas emoções, bem como para suas vidas físicas. O medo da mudança fez com que eles fingissem para os outros e para si próprios que estavam contentes. Quando lá no fundo, desejavam viver suas vidas novamente.


Quando você está no seu leito de morte, o que os outros pensam de você é um longo caminho em sua mente. Como é maravilhoso ser capaz de se libertar e voltar a sorrir muito antes de estar morrendo.

 

A vida é uma escolha. É a sua vida. Escolha conscientemente, escolha sabiamente, escolha honestamente. Escolha felicidade.


 *Luiza Fletcher


Postagens mais visitadas