Todo mundo erra, porém poucos sabem pedir perdão.

Admiro a maturidade daqueles que me olham nos olhos para dizer “eu errei, me desculpe”.
Pedimos desculpa ou perdão quase diariamente, quando esbarramos em alguém, quando demoramos para responder uma mensagem ou até mesmo quando interrompemos sem querer a fala de uma amigo numa conversa, essas desculpas por menores que sejam são sinceras.
No entanto, quando é algo mais delicado e profundo, o pedido de perdão fica mais complicado. Nossos erros podem ferir profundamente alguém que temos uma conexão mais próxima e então surge a questão…
Por que é mais difícil pedir perdão nesses casos?
Veja a diferença: quando esbarramos em alguém, automaticamente pedimos desculpas, não damos tempo ao ego que poderia nos dizer “a pessoa está no meio do caminho, bem feito.”, mas por ser algo rápido nem nos importamos com essa voz. Agora quando magoamos alguém, as desculpas não surgem tão rápido assim, começamos a alimentar o ego e ele assume o controle.
O ego é racional, ele julga, culpa o outro, gosta de sofrer e é muito egoísta.
Já o perdão tem que ser emocional. Quantas vezes ouvimos que ele tem que vir do coração, da alma?
Então nós começamos a nos perdoar, analisamos nossos erros, tiramos os aprendizados da situação, prometemos a não cometê-los novamente e resolvemos mudar.
Agora sim estamos preparados para pedir perdão, temos que chamar a pessoa para uma conversa pessoalmente, olhar nos olhos dela e dizer que sentimos  muito, se você quiser se explicar ou não é você quem decide, mas se a pessoa questionar algo responda com sinceridade.
Parece fácil, mas não é… O ego vai ressurgir tentando nos convencer que não há necessidade disso tudo, basta uma mensagem no whatsapp, um e – mail ou um post no Facebook e está tudo resolvido, a tecnologia é para isso facilitar a nossa vida. Nós não temos tempo, a pessoa não vai querer, a vida é muito corrida e milhões de outras desculpas para nos bloquear.
Mas espera, você tentou?
Ao invés de mandar aquela mensagem “me desculpe, eu sinto muito” , mande assim “quero falar com você e é muito importante para mim te ver”.
Independe do desfecho da situação, garanto que terá aprendido uma valiosa lição… O poder do perdão.”

*Angélica Revuelta

Postagens mais visitadas