Por detrás de cada situação, existe um propósito…

O fato de vermos a vida, não significa que a enxergamos como ela é.
Nossos olhares costumam ser muito apressados, nossos julgamentos geralmente são muito precipitados, nossas interpretações são sempre superficiais demais, perante as situações pelas quais passamos.
Tudo isso está ligado com a forma com que entendemos a vida.
Costumamos enxergar a nossa passagem por aqui como fosse à existência num todo, esquecendo que a vida vai muito além.
Somos espíritos eternos, e isso, faz toda a diferença.
Enquanto nossos objetivos giram em torno de conquistas materiais, os planos do Universo para nós vão muito além: Eles trabalham em prol do desenvolvimento dos nossos potenciais latentes.
E como o Universo os faz aflorar?
Através das experiências!
Basta que você imagine uma semente. Ela pode conter uma árvore de vários metros dentro dela. Mas, para que possa germinar, precisa que as condições externas propiciem e estimulem este potencial, para que ele venha para fora. Ou seja, ela precisa da terra, do calor, da água, dos nutrientes, do sol, para que possa se desenvolver.
Tão qual uma pequena semente, assim somos nós.
Também precisamos que as condições da vida propiciem o aparecimento dos nossos dons, aqueles que estão mais “maduros”.
Porque, assim como para a semente, para nós também tudo tem seu tempo.
Cada um de nós tem seu momento de amadurecimento, de fortalecimento emocional, de compreensão e de desenvolvimento da capacidade de amar uns aos outros. Reconhecendo isso, a vida trabalha aos poucos, procurando mexer com aquelas áreas que já estão prontas para crescer.
A vida sempre nos manda uma situação, de acordo com as nossas necessidades.
Quanto mais estamos desfocados disso, maior é a nossa resistência em aceitar essas condições e crescer, obrigando a vida a mandar estímulos mais fortes.
É muito comum acontecer isso.
Basta ver… quantas situações você só foi se mexer, procurar dar o seu melhor, estudar melhor as coisas, quando se viu obrigado a isso?
Infelizmente esse é um costume que a maioria de nós alimenta.
Ao invés de exercitar nossos talentos de modo natural, relaxamos, e só os procuramos na hora do aperto.
Foi assim que muitas pessoas descobriram forças que nem sabiam que tinham, talentos que nunca haviam percebido, dons ocultos que afloraram na hora da necessidade, quando não houve outra alternativa.

E por que a vida faz isso? Porque ela sabe que podemos muito mais do que acreditamos.
Então ela provoca, estimula e nos obriga a praticar…
É nessa hora que percebemos que, conforme desenvolvemos essas forças, a vida se torna muito mais leve, muito mais fácil e muito mais bonita.
Basta ver: vida é exercício e não suplício!
Por isso não se deixe enganar pelas situações que hoje parecem tão difíceis e tão duras.
A situação em si nunca melhora, quem melhora é você, e por isso elas parecem mais fáceis.
Saiba você que a vida não está lhe castigando, punindo ou lutando contra você. Ela está fazendo você conhecer a si próprio.
Não há enganos. O maior erro é ver a vida de forma negativa. Em cada situação procure sempre o significado mais profundo. Por detrás de cada acontecimento, mora um propósito.
Chega de olhar a vida como se ela fosse um grande acaso. Isso é ignorância nossa.
A vida é sincrônica e perfeita. Não passamos por algo que não tínhamos necessidade de passar. E, de qualquer forma, se estamos passando, a melhor forma de lidar com um fato não é através da revolta, da birra, do mimo, do desânimo ou da tristeza. A melhor forma é através da disposição de aceitar o que não pode ser mudado, de aprender, de amadurecer com isso, tornando-se mais consciente e sábio diante dessa situação.
Criando essa consciência, não só estamos trabalhando pela solução desta questão, como estamos evitando que outras situações assim apareçam.
Porque a vida jamais repete uma lição que já foi aprendida.
Por isso, colabore com a vida. Ela está do seu lado. Tudo esconde um grande e belíssimo propósito, e por mais que ainda não possamos enxergar qual, sempre podemos tirar lições das situações que estão diante de nós.
Então, pare de enxergar com os olhos do mundo, e passe a ver pela perspectiva da vida. É ela que mostra que existe, sim, planos muito maiores para você, enquanto um ser perfeito e infinito.
Diante de cada fato: respiração, calma, consciência e aprendizado.
É de um passo de cada vez, que você vai perceber que a existência é infinita, que você é forte e perfeito, e que a vida nunca deixa de lhe cuidar!
Um grande abraço!

*Alexandro Gruber

Postagens mais visitadas