Sábio é aquele que se cala!


Abstrair e fingir demência. É isso que devemos fazer quando uma pedra nos é lançada. Tem gente que não pensa antes de fazer certos comentários e a melhor forma de poupar conflitos é fingindo-se de surdo. É como diz o velho ditado “Em boca fechada, não entra mosca”.


Pessoas que vivem de discussões não carregam paz em si e por onde passam levam discórdia. Guarde as energias apenas para emanar coisas boas. Sua serenidade vale muito mais.


Aprenda que quanto mais você se cala, mais o “agressor” se cansa. E quando mais você dá corda, mais argumentos ele terá para continuar.


Imagine duas crianças brigando. Vamos supor que uma quer discutir e a outra não está interessada. Uma tentará se defender-se e a outra cantará o “lálálá”. Imaginou? Sei que é um exemplo bobo, mas faça isso mentalmente. Cante, coloque os fones, vá para outro canto, mas fuja.


As crianças podem não entender quando fazem isso mas, sem perceberem, evitam maiores discussões. Mesmo adultos, sabemos quão difícil é engolir sapo e não retrucar. Entretanto, é melhor fingir que não se importa do que perder a razão.


É tão fácil jogar toda a culpa em cima do outro. Difícil é parar para ouvir o outro lado da moeda. Difícil é deixar o orgulho de lado e assumir a culpa quando se é culpado. Difícil é perdoar quando se é ferido. Difícil é se calar-se diante das discussões.


Que saibamos agir com sabedoria diante dos dissabores. Deixemos a poeira baixar para depois dialogar. Que saibamos assumir nossos erros e perdoar quando temos razão e, acima de tudo, que saibamos manter nossa serenidade. Certas coisas não merecem respostas. Em situações onde o diálogo é inviável, sábio é aquele que se cala.


*Larissa Dias 


Imagem de capa: Stockbakery, Shutterstock


Postagens mais visitadas