Você tem consideração com as pessoas?


Podemos observar atitudes de alguns que não enxergam nada além do próprio umbigo, não olham para os lados, não se importam. É espantoso observar como nossa sociedade está desprovida desta qualidade humana chamada consideração.


Agir com consideração de modo passivo pode nascer de nossa natureza subconsciente, mais que de nossos atos intencionais. Mas isso não quer dizer que não possamos fazer um pequeno esforço para termos mais consideração com as pessoas e o mundo que nos cercam.


Tratar os outros com consideração fará você e seus filhos avançarem mais na vida que qualquer diploma universitário ou profissional. (Marian Wright Edelman)

 

O egoísmo é um dos grandes males da humanidade, também por ser fonte geratriz de outros males como: orgulho, de prepotência, de ingratidão, de desordem, de indiferença entre muitos outros. Quando ajudamos, geralmente não são as mesmas pessoas que nos estendem as mãos, mas faça o bem assim mesmo, mas saiba diferenciar quem não merece seu cuidado. Você só poderá fazer o bem a alguém se antes fizer a ti mesmo, então não vá contra seus sentimentos e prefira nesse caso se resguardar.


Sabe aquela história de que com o tempo você será reconhecido por todo o esforço e por toda a dedicação? Esqueça. Se não nos sentimos realizados e valorizados pelo que fazemos, apesar do melhor com que realizamos nossas tarefas, teremos de pensar em novas perspectivas, direcionando nossas ambições para outro caminho.


Tome as rédeas da sua vida, impondo-se como alguém que tem muito a oferecer e muito merece receber em troca. Saber quando temos de partir para outra nos evitará aborrecimentos e desgastes inúteis. Viver em sociedade requer um exercício contínuo de tolerância, caso não queiramos nos desgastar inutilmente. As pessoas agem conosco da maneira que nós mesmos permitimos, ou seja, muito do que o outro provoca de negativo em nossas vidas tem a nossa anuência, mesmo que não declarada.

 

É necessário estabelecer limites até os quais o outro poderá avançar, para que não sejamos atropelados pela tirania, pela maldade e pelas más intenções alheias.  Tenha consciência de que em determinados momentos de nossas vidas, teremos que ser aquela pessoa que diz adeus e que briga com quem ultrapassou os limites do bom senso.


*Vanessa Martins

Postagens mais visitadas