Não espere nada de ninguém!

Não criemos expectativas a respeito de ninguém, podemos nos decepcionar muito.
Sempre é assim: esperamos demais dos outros, aquela pessoa que achamos o máximo da “finesse e da boa educação” é um ser humano normal como outro qualquer, obviamente tem suas qualidades mas tem defeitos também.
Infelizmente quando gostamos de alguém temos a infeliz mania de endeusá-lo (a), pegamos uma redoma e pomos a pessoa dentro como se fosse alguém superior, isento(a) de qualquer atitude menos nobre. E sabemos perfeitamente que não é bem assim que as coisas funcionam.
Na realidade, o fulano (a) que lá se encontra  com todo seu requinte e gentileza, um dia nos decepciona por alguma razão, de quem é a culpa de tudo isso, nossa ou dele(a)? Claro que é nossa! Nós que construímos na nossa cabeça um alguém “perfeito”(a), e isso não existe!
Perfeito só Deus! Nós os passageiros provisórios do planeta Terra, somos apenas estagiários buscando melhorar a nós mesmos a cada temporada por aqui, até que um dia, depois de muito errar, e consequentemente aprender.
Então, conscientes que somos, que todo processo evolutivo é sempre muito lento, melhor não criar nenhuma expectativa a respeito de ninguém.
Todos que aqui estão são tão falíveis quanto nós mesmos. Principalmente nos dias atuais em que o egoísmo, a ambição desenfreada, a vaidade enlouquecida e o orgulho andam de mãos dadas no mundo.
Portanto não sejamos ingênuos pensando que o mundo é um paraíso habitado apenas por gente do bem. Não nos enganemos as pessoas são o que são, não o que gostaríamos que fossem.
Sejamos prudentes, muita atenção com quem compartilhamos  nossa intimidade e não nos deixemos levar pela aparência. Vale lembrar a sabedoria dos velhos adágios que dizem: As aparências enganam muito. Há muitos lobos travestidos em pele de cordeiros.( Esse último encontra-se no Evangelho de Jesus.)
Cuidado!! Esperar só por Deus, Ele é o único que nunca falha, e é n’Ele que devemos pôr toda a nossa confiança, plena, absoluta e irrestrita.
É d’Ele que vem a certeza que podemos sempre esperar o melhor, que sempre irá nos corresponder à altura e jamais nos decepcionará.

*Yára Uchôa Barreto

Postagens mais visitadas