Empatia: quando nos colocamos no lugar do outro é que podemos avaliar a extensão da sua dor…

Muitas vezes saímos por aí julgando, avaliando, xingando as pessoas injustamente. Nem sequer sabemos ao certo o que aconteceu, insensatamente emitimos as mais variadas opiniões.
Pois é, falar, criticar, resolver os problemas dos outros é fácil, traçar um roteiro, fazer um mapinha solucionando a vida de alguém é uma maravilha! Mas é preciso antes da elaboração dessas estratégias, colocar-se no lugar do outro e procurar perceber a real situação e as dificuldades que a pessoa enfrenta ao longo da vida. Aí é que se encontra o grande desafio!
Ninguém quer avaliar nada e muito menos se imaginar percorrendo os caminhos, muitas vezes íngremes e árduos, que a pessoa em questão teve que enfrentar. Até porque as dificuldades e dores são individuais, só quem passa por elas tem condições reais de avaliar. Sendo assim, melhor ficarmos em silêncio, não falar absolutamente nada, não indicar soluções mágicas e fantasiosas. Se não podemos ajudar, ao invés de criticar, procuremos orar em benefÍcio da pessoa, com toda certeza estaremos auxiliando de uma forma positiva e bastante eficaz.
Quando não temos empatia para nos posicionar no lugar do outro e assim ter ideia do tamanho da sua dor, o mais sensato a fazer é calar e não emitir julgamentos de espécie nenhuma.
Todos nós erramos, acertamos, caímos, levantamos, temos problemas, dores e sofrimentos que só nós sabemos. Será que gostaríamos que as pessoas elaborassem um roteiro achando muito fácil solucionar nossos problemas? Duvido!
Tem gente que só valoriza suas dores; a dos outros, pouco importa! Não têm o menor significado. Muito raro encontrar alguém que se disponha a escutar com boa vontade quem se encontra em dificuldade. Não se dispõem nem a conversar um pouco, alegam logo que não podem demorar, que têm um compromisso urgente e tratam de ir embora aborrecidos, reclamando e falando mal do outro.
Então, essas pessoas se acham importante demais, poderosas demais e pensam que nunca nada acontecerá com elas. Ledo engano, acontece sim, às vezes, muito pior do que ocorre com a pessoa necessitada de ajuda, e a mesma foi impiedosamente negada.
Como somos excessivamente egoístas e egocêntricos, só nos importamos com nós mesmos, falta-nos empatia e sensibilidade para nos colocar no lugar de quem sofre e ajudar de forma consciente e caridosa aquele que passa por dificuldades.
Ajudar, sim, da mesma forma que desejamos que façam conosco. Não é só com dinheiro que se socorre alguém.
Uma palavra amiga, um abraço, saber ouvir sem condenar ninguém e muito menos traçar uma estratégia fantasiosa achando muito simples resolver a vida dos outros.
Você meu amigo (a) que se encontra em uma situação difícil, não fraqueje, mantenha sua fé e lute sempre! Todos os dias Deus nos concede novas oportunidades, e se algumas coisas não deram certo, se o que você planejou não aconteceu, se o sofrimento lhe fere a alma e o coração, não permita que a tristeza acompanhe os seus passos, lembrando que amanhã é um novo dia e novas chances virão.
Seja otimista, persistente na certeza de que Deus tudo sabe e na hora certa Ele fará o melhor acontecer na sua vida. Não desista!

*Yárauchôabarreto

Postagens mais visitadas