BELEZA OU CONTEÚDO?

Em meio a tantos estigmas que a sociedade nos impõe, deixa claro que a população está um pouco perdida com relação ao que realmente os interessa. Devemos articular que beleza é uma coisa e conteúdo é outra. Nas diversas formas que os seres humanos agem ou como eles se caracterizam para nós, ou até instintivamente, é reparado que precisamos pensar no que é mais atraente: a beleza ou o conteúdo?

Quando estamos em tenra idade tudo parece maravilhoso, ou até mesmo quando temos opções de escolha, escolhemos o que é melhor para nós nos dois quesitos. Sim, é necessário o amadurecimento das ideias – independente do tempo, que se pare pra pensar com outros prismas. O que é uma pessoa bela pra você? Indubitavelmente é normal acreditar no nosso instinto e ir ao encontro do belo através do nosso gosto. Temos preferências desde cedo, isso é instintivo.

Mas com o passar do tempo o que é instintivo passa a ter critérios. E como adquirimos critérios? Somos grandes seres manipulados pelas tendências e são essas tendências que formam facilmente os impulsos e os nossos gostos. É pernicioso sim, porque faculta interromper nossa própria maneira de pensar sem que sejamos influenciados. Mas as influências são interessantes para criarmos os nossos próprios padrões.

É interessante também termos a perspicácia de adquirir o que é o melhor para nós mesmos. Independente de ser belo ou ter conteúdo. Ou porque não, os dois ao mesmo tempo? Não vou desaponta-los e dizer que uma pessoa ter as duas qualidades é algo totalmente improvável. Claro que é provável! Mas um pouco raro, sendo que cada um trabalha dentro de si o que julga melhor pra si mesmo.

O mais interessante é que se optarmos pela beleza, teremos uma opção momentânea natural da vida que é o envelhecimento. Todos nós envelhecemos e acabamos permutando para achar o conteúdo algo belo e valioso. Vivemos de fases, onde a qualquer momento, o que é belo pode deixar de ser belo por questões biológicas. O conteúdo fica. Porém, o conteúdo não deixa de ser algo que pode ser muito bem moldado e modificado ao longo do tempo.

O que eu acho interessante é a beleza da felicidade que o momento pode te proporcionar. Viva cada momento, cada etapa da sua vida, aproveite cada capítulo desse livro magnífico chamado: Vida. Viver é descobrir que o conteúdo só é adquirido se vivermos intensamente cada minuto, sem julgar as imperfeições do outro e intensificá-las. Aposto que você fazendo isso, será também uma pessoa com as qualidades exaltadas.

O formato do bolo é importante? Mas o recheio também. Tenha fome de conhecimento, acredite em você, faça planos, divirta-se com você mesma. A pessoa que você constrói hoje pode ser o grande triunfo para diferir a forma do conteúdo e encontrar no outro o que você gostaria de ter pra você.  Agindo assim, aposto que na hora de se olhar no espelho, verá que o conteúdo que faltava, estava na beleza que floresce quando você está bem consigo mesma.

* Daniel Velloso

Postagens mais visitadas