O Poder do Dinheiro


Certa vez estava vendo um documentário sobre desastres aéreos e as medidas que eram tomadas para  que em acidentes de menor escala (nada como o acidente da Gol ou da TAM) os passageiros pudessem sair todos sem problemas.

Num certo cenário, mesmo com todas as medidas de segurança – saídas de emergências desobistruidas, máscaras de oxigênio, luzes de emergência, e toda aquela história que as aeromoças contam e que só quem viaja pela primeira vez presta atenção – funcionando perfeitamente, durante um pouso em que um avião teve um princípio de incêndio, dezenas de pessoas morreram. 

Algumas asfixiadas, poucas queimadas e a maioria pisoteada.
É isso mesmo, por incrível que pareça, a maioria das pessoas que morreram foram simplesmente pisoteadas pelos outros passageiros.

E o problema que os técnicos de segurança enfrentavam, era que era virtualmente impossível reproduzir o cenário que havia acontecido no acidente, porque quando colocavam pessoas em um avião e diziam que era uma simulação de incêndio, na hora H todas saiam calmamente e seguiam todos os procedimentos corretos.

 Daí alguém teve uma idéia bem simples.

Disseram aos passageiros que do lado de fora do avião haviam notas de 100 doláres para os 50 primeiros que chegassem do lado de fora do avião após o soar de uma buzina.

Não deu outra. Assim que se ouviu a buzina, as pessoas correram insandecidas para as portas, muitos não conseguiram sair, alguns tiveram de ser ajudados para não serem pisoteados e ficou demonstrado como as pessoas reagiam em um incêndio real.

Moral da história: Para aquelas pessoas 100 doláres valem tanto quanto a iminência da morte por cremação. O que fez muito deles não pensar em mais nada ou mais ninguém na hora de correr para fora do avião.

Ou seja, para quem tem dúvidas a respeito do poder que o dinheiro exerce sobre as pessoas, isso serve como um excelente exemplo.

Postagens mais visitadas