Suposições… – questione, busque a verdade, mas não suponha!


Certa vez, uma senhora estava na sala de embarque de um aeroporto. Sabendo que teria de esperar por longas horas até o horário de seu vôo, ela decidiu comprar um pacote de biscoitos e um livro para passar o tempo.


Depois de fazer sua compra, ela foi para um cantinho do aeroporto onde pudesse ler em paz. Ao lado dela, sentou-se um homem. Tranquilamente, ela pegou o primeiro biscoito do pacote para comer. O homem também pegou um. De imediato, ela ficou pasma e pensou consigo mesma: “como pode ser tão atrevido?!” No entanto, ela deixou pra lá.


Até que a cena se repetiu. A cada biscoito que ela pegava, ele também pegava um. Ela estava por um triz de explodir com tamanha folga do rapaz, mas não conseguia ter sequer uma reação. Então, restou um único biscoito no pacote. O último! Ela pensou: “o que esse abusado irá fazer agora?”

 

O homem partiu o biscoito ao meio, comeu seu pedaço e deixou a outra metade para ela. Ela ficou irada, tremendo de raiva. Levantou-se e foi para outra poltrona distante dali. Enquanto se acomodava no novo local, para sua surpresa seu pacote de biscoitos ainda estava intacto na sua bolsa. Naquele momento ela sentiu o remorso. Afinal, era ela quem comera do pacote do rapaz. E agora, era tarde demais para pedir desculpas.


O homem dividiu seus biscoitos sem se sentir indignado. Ao contrário dela que havia perdido o chão com a situação. A reflexão necessária aqui é: quantas vezes nós estamos comendo o biscoito dos outros? Nossa mente fértil muitas vezes supõe coisas que não condizem com a realidade. Imagina coisas que não existem e nunca existiram.


Tudo não passa de fantasia! Eis aqui o grande fardo das relações humanas. As suposições alteram completamente a lucidez de um indivíduo. Tudo começa na imaginação, sem a certeza de que isso foi dito, ouvido ou feito. Assim surgem as suposições que criam imagens mentais que provocam uma série de respostas de reação ou defesa.

 

Aprenda a observar que você está supondo. Fique alerta! Não crie um mundo de fantasias. Questione, busque a verdade, mas não suponha.


Isso vai te poupar energia, sofrimento e deixará sua mente mais limpa para tomar decisões com mais clareza.


*Carlos Araújo

Postagens mais visitadas