O coração de um homem…


Deve-se escolher um homem pelo tamanho do seu coração.


Dizem que o coração de um homem tem o tamanho de sua mão fechada, um punho cerrado. O mesmo punho que serve para esmurrar, para bater, para agredir, serve também para medir o coração. É uma estranha medida!


O coração é um poderoso músculo que palpita para manter a vida circulando pelo corpo. É o único órgão musical que existe dentro de nós. Um tambor africano, incansável, que nos permite viver através de seu ritmo: tum-tum, tum-tum…

 

Mas não é desse coração que falo. Falo do outro. Aquele que estremece com as emoções, e bate mais rápido quando se alegra, ou mais devagar quando se entristece. Aquele que se expande com o amor e encolhe com a dor. Aquele onde moram os filhos, os amantes e os amigos. É este coração que é preciso medir antes de escolher um homem. É ali que queremos morar por muito tempo. Mas é uma medida difícil!


O coração de um homem tem que ser grande como uma casa espaçosa, ampla. Com janelas para que a noite e o dia entrem. Com varandas para espreitar a lua e as estrelas. Uma casa com portas, gente, alegrias, certas tristezas, uma mágoa ou outra, riso e espanto. Onde caibam os filhos e a ternura.


O coração de um homem tem que ser alto para ficar próximo do céu, como os pássaros. Para poder voar, planar, abrigar os sonhos, a liberdade e a democracia. Tão alto que cause vertigens.

 

O coração de um homem tem que ser como uma orquestra, para ter música de Albeniz a Wagner. E um silêncio que lembre a quietude dos grandes desertos. Para que a arte floresça dentro dele e germinem a dança e as lágrimas. Porque a canção e a poesia crescem no mesmo lugar onde nascem as lágrimas.


O coração de um homem tem que ser como um navio, com sua quilha cortante para navegar sobre os oceanos e traçar novos rumos. Tem que possuir grandes velas para aprisionar os ventos contrários. Tem que ser forte para resistir às tempestades.


O coração de um homem tem que ser fundo, cheio de raízes, como as árvores centenárias. Para que não se solte de repente e parta sem rumo. Para que o amor perdure e a lealdade se cultive. Para que nasçam rosas, cheias de espinhos protetores e temerária beleza.

 

Deve-se escolher um homem pelo tamanho do seu coração. É ali que estão as sementes de toda uma vida – a perdição ou a salvação. É uma medida possível!


*Ivone Martins

Postagens mais visitadas