“O Porco e a Galinha”. Estás envolvido ou comprometido?


Um porco e uma galinha passeavam pela fazenda, quando  o fazendeiro chegou  propôs-lhes um desafio:
– Vocês serão responsáveis por preparar o meu pequeno-almoço diferente todos os dias da semana durante as próximas duas semanas. No caso de falharem, por falta de um menu variado num desses dias, o pequeno-almoço será preparado por mim próprio, sem opção, prepararia bacon com ovos para começar o dia.
Ficaram ambos muito motivados, o porco e a galinha, a cumprir a tarefa de preparar um menu diferente todos os dias.
Tudo correu bem nos dois primeiros dias, o porco sempre de maneira muito pró-ativa começava o dia a pensar no menu para o dia seguinte, separava os ingredientes, planeava as tarefas necessárias, controlava o tempo necessário, inovava na forma de preparação, sempre com o objetivo de cumprir a metas e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas que lhe eram atribuídas.
Os dias passaram, as receitas aumentavam de complexidade, e o porco gastava a maior parte do dia a preparar o menu do dia seguinte, para o fazendeiro. Deixou de ter tempo para atribuir as tarefas à galinha. A galinha passava o tempo livre para picar o chão e a procurar minhocas. Isto diminuía drasticamente o tempo disponível do porco, que se via obrigado a trabalhar ainda mais para cumprir as metas estabelecidas pelo fazendeiro.
Até que um dia antes de terminar o prazo, não conseguiu preparar um pequeno-almoço diferente, devido à exaustão e cansaço acumulado.
O fazendeiro não ao ver que não tinha sido cumprido o objetivo traçado, foi preparar o seu pequeno-almoço, dando indicações aos seus criados:
– Matem o porco para fazer bacon e tragam ovos da galinha!

Fonte: Contada por Marta Vasconcelos, adaptado!


Moral da história: O porco comprometeu-se, a galinha apenas se envolveu!
Esta história fala do envolvimento e comprometimento.
– No teu trabalho.
– Na tua família.
– Na Sociedade.
Apesar de parecer a mesma coisa, envolvido e comprometido é completamente diferente!
Exemplo no trabalho:
Os envolvidos executam a sua função e reclamam se lhes pedem outras tarefas. Os comprometidos, por seu lado, fazem tudo o que está ao seu alcance para que os objetivos sejam atingidos, encarando novas tarefas como oportunidades de aprendizagem.
Na tua vida, onde já definiste objetivos de sucesso e felicidade. Como estás : comprometido ou envolvido?

*Jader Menezes

Postagens mais visitadas