É FÁCIL AMAR ALGUÉM QUE PARECE SER PERFEITO. DIFÍCIL É AMAR QUANDO ALGUÉM ERRA, ENXERGAR A PESSOA COMO ELA É E AMÁ-LA!

Sobre amar…

Para que serve uma relação?

Acredito que uma relação sirva para somar, para acrescentar. E o que o alicerce não é somente o amor, mas o esforço, o companheirismo e a lealdade.  O amor por si só não é suficiente, e é só perguntar a um desses casais que estão juntos durante  mais de cinquenta anos. Eles vão dizer que existe amor, e existe sim, mas existe o esforço, a força de vontade de acreditar e lutar por um sentimento e mantê-lo vivo por mais de  cinquenta anos. E não deve ser nada fácil, afinal uma relação não se baseia em somente momentos felizes e satisfatórios, em uma relação existe momentos tristes, momentos os quais pensaremos em desistir, momentos em que nos sentiremos infelizes. Assim é uma relação. Assim é o amor. Mas eu disse que o amor por si só, não basta.

Com certeza esses casais de longa data, construíram além do amor o companheirismo, se esforçaram durante anos para serem leais e comprometidos um com o outro. Houve momentos de brigas e discussões, de incertezas e de medos. Mas houve esforço. E essas duas pessoas não desistiram pelo simples propósito de estarem  dispostos a enxergar da mesma forma que o outro.  Uma relação bem sucedida, é onde estamos sempre dispostos a enxergar a ótica do outro.

É  fácil amar alguém que parece ser perfeito, alguém que não erra, que sempre faz o que é certo ou que parece ser certo. Difícil, é amar quando alguém erra, é enxergar a pessoa como ela é, com seus defeitos,  amar quando existe incerteza e medo de que isso realmente seja certo, difícil é perdoar e aceitar o outro como ele é.

A maior provação do amor é a dificuldade, não a perfeição.  É  preciso enxergar além da nossa visão e permitir enxergar a percepção do outro e como ele a entende. É  permitir que o outro além de ver, entre no nosso mundo, afinal são dois mundos diferentes, duas criações diferentes, mas é permitir somar perante as diferenças.

Relação não é só amor não, é um conjunto de valores agregados, é reconhecimento, é mudança, é evolução.  É  compartilhar cinquenta anos ou mais ao lado de uma pessoa que te escolheu exatamente como você é e aceitar isso.  Para que cumpra esse papel, é necessário compreender que uma relação se constrói com o esforço de cada um, somando pra dar certo, sem veemência, com cuidado e carinho.

E por fim, feche os olhos e abra-os, com um novo olhar do que realmente é o amor.

*Jenifer Cauane

Postagens mais visitadas