Confie em Deus "aconteça o que acontecer"

ÀS VEZES, O SENHOR NOS PERMITE PASSAR POR ALGUNS TESTES, pois é por essas dificuldades que crescemos e amadurecemos. Elas nos fortalecem e podem nos ensinar lições valiosas. Pode até aparecer que Ele está sendo um pouco rígido demais conosco e em certas ocasiões somos tentados a pensar “Como Deus poderia nos deixar sofrer assim? Como poderia deixar esse tipo de coisa acontecer?” O Diabo está sempre por perto tentando nos fazer duvidar e até criticar o Senhor, como fez com Jó.

 Deus disse sobre Jó: “Não há ninguém na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal” (Jó 1:8). Mas o Diabo desafiou o Senhor: “Será? Deixe-me pegá-lo de jeito e vamos ver se é assim mesmo.” Então Deus permitiu que o Diabo submetesse Jó a muitas provas e dificuldades. Jó perdeu sua família, sua riqueza e sua saúde — e foi quando seu pecado aflorou. O Diabo tinha razão. O pecado de Jó era o farisaísmo, ou seja, ele se considerava perfeito. E porque achava que não tinha pecado, não entendia como é que Deus estava fazendo aquilo com ele.

 E só foi quando Jó chegou ao fundo do poço, sentado sobre um monte de cinzas, raspando suas feridas com um caco de cerâmica, que ele finalmente admitiu que não era tão justo quando pensou que fosse. E Deus então o livrou! Jó aprendeu sua lição, o Diabo desistiu e Deus deu a Jó uma nova família, devolveu-lhe a saúde e o tornou mais próspero que antes.

 Satanás quase triunfou, mas o Senhor transformou o que aparentemente seria uma derrota horrível em uma grandiosa vitória. Quando as circunstâncias eram as piores possíveis para Jó e seu futuro não poderia parecer mais tenebroso, ele declarou: “Ainda que Ele me mate, nEle esperarei” (Jó 13:15). É um dos testemunhos mais gloriosos na Bíblia de alguém que manteve sua fé em face de grande sofrimento, derrota e desencorajamento.
Uma coisa é certa: Deus sabe o que faz. Portanto, sempre que não entendermos por que Ele permite que algo aconteça, só temos que colocar nossas perguntas em um embrulhinho de fé e guardá-lo em algum lugar até o dia em que Ele revele Seus motivos. Já me aconteceram coisas que não compreendi o porquê, exceto que serviram para me ensinar humildade e outras lições, e depois contribuíram para a concretização do plano do Senhor para a minha vida.

 Nem sempre sabemos na hora por que Deus fez ou permitiu que certas coisas acontecessem e, em alguns casos, só descobriremos quando chegarmos ao Céu. Tenho muitas outras perguntas que quero fazer quando chegar lá, mas, por agora, preciso simplesmente confiar nEle!

 Uma das grandes questões da vida é por que Deus permite que coisas aparentemente más aconteçam às pessoas, mais especificamente aos que crêem nEle. Isso é algo que provavelmente só entenderemos plenamente quando chegarmos ao Céu; acho que vai estar incluído na continuação da nossa educação após esta vida. Como Paulo escreveu: “Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” (1 Coríntios 13:12 NVI).

 Não sabemos todas as razões de tudo que nos acontece, mas sabemos que o Senhor nos ama, sabe o que faz e que tudo que não compreendermos agora ficará claro mais tarde. Nesse ínterim, devemos confiar em Deus, não importa o que aconteça. “Apesar das dificuldades que tenho enfrentado e de não entender a razão delas, mesmo assim vou confiar em Deus. Apesar de Ele ter permitido que isto ou aquilo acontecesse, vou continuar confiando nEle!” 

 Esta é a maior de todas as vitórias: confiar nEle apesar de parecer derrotado, porque sabe que na realidade Ele está no controle da situação e fará tudo isso contribuir positivamente de alguma maneira, pois a Bíblia promete que “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

 Se você ainda não aceitou Jesus, pode recebê-lO agora mesmo fazendo a seguinte oração.
Querido Jesus, obrigado por dar a vida por mim. Por favor, perdoe-me pelos meus erros, entre no meu coração, conceda-me Sua dádiva da vida eterna e ensine-me mais sobre o Seu amor. Amém.

 *David Brandt Berg

Postagens mais visitadas