Respeito pelo Próximo

“O nosso direito termina quando o dos outros começam.”  -  Base da Educação Moral e Cívica.

Ainda posso me lembrar da professora ensinando a nós, tão pequenos… “Respeitem os seus coleguinhas. Cuidado para você não incomodar o outro, não o impeça de fazer sua tarefa. Não seja egoísta, lembre que os outros também tem seus direitos.” Dizia ela com tanto amor.

Infelizmente, com a exclusão desta disciplina do currículo escolar, vimos a disciplina sendo excluída também dos lares e da vida. Muita gente já se esqueceu destes princípios da Educação… Daí, somos obrigados a conviver com pessoas tão mau educadas ou sem educação alguma, sem respeito pelo próximo, apontam dedos, acusam como se fossem os donos da verdade e como se ninguém mais fosse capaz de raciocinar ou tivesse o direito de pensar… Impõe suas vontades ignorando o direito dos outros, violando até mesmo a inteligência do próximo. Que absurdo!

Observou que num transporte público lotado, já não oferecem mais lugares aos idosos, gestantes e pessoas com dificuldades motoras? E o pior, é que alguns fingem estarem dormindo para não darem o lugar!

Filas de supermercado, banco, repartições públicas… São outro problema… Tem sempre alguém que se julga mais ocupado que o outro e força furar a fila…

Na escola, no ambiente de trabalho, nem se fala… Agora a moda é o bullyng. As pessoas, tem prazer em criticar, envergonhar ou diminuir aquele que por alguma razão não está inserido no grupo. É como se fossemos obrigados a pertencer a algum grupo. Agora a sociedade está divididas em grupos ideológicos e quem não participar de algum, é excluído e penalizado cruelmente por pensar diferente dos líderes destes grupos.

Bullyng, termo usado para descrever a violência que pode ser física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. É a velha e conhecida história: MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO… Onde foi parar a educação e o respeito pelo próximo? No lixo da humanidade!!!

Curiosidade: Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio pelo grupo. Em geral, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão das autoridades e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.

Eu costumo dizer que a vida é uma roda gigante, porém, mesmo que alguns “pensem” que quem controla está roda dormiu e que jamais vai descer do seu pesdestal, se enganam, um dia o “controlador da roda” acorda e põe a roda para girar… A descida é súbita e quando as posições se invertem, pegam os desprevenidos de surpresa!

Por isso, vigiem…

*Jana Gomes

Postagens mais visitadas