Como Ter e Manter o Casamento Feliz (Parte 7)


A base de uma aliança duradoura e feliz é o Amor, mas não é este “fogo ardente” que vemos nos filmes, nas novelas ou no nosso dia a dia. Casais que mal se conhecem e já dizem: Eu te amo! Trocam presentes com esta frase… Sei de um casal que em apenas uma semana de namoro, ou seja, alguns breves encontros, já trocavam presentes desta natureza. Isto é mera emoção, é a banalização do real significado da palavra AMOR. 
Como podem amar, se nem sabem ainda quem é a outra pessoa, se ainda não conviveu com ela?! E também, nem paixão é! Pode ser desejo, química ou o nome que você queira dar, mas amor a primeira vista, só existe em Hollywood e eu vou te provar!!!

Então o que é Amor?

Amor é Deus! Isso mesmo!!! Para amar de verdade é preciso conhecer a Deus.

Como que eu conheço alguém?

Quando passo a conviver com esse alguém, saber seu comportamento fora do ambiente “fantasioso” dos encontros a dois. Por isso que  a fase do namoro é importantíssima. É nesta fase que aos poucos, a pessoa vai mostrando quem realmente ela é, o que realmente tem dentro do seu coração, nesta fase podemos observar indícios de como será no futuro. Seja inteligente… Não tente se enganar, seja racional, pense com a cabeça e não com os sentimentos! Se você teme a Deus, conhece a Deus, como pode desejar entregar a sua vida a alguém que no namoro já revela indícios de que não teme a Deus, não partilha da mesma fé que a sua, não respeita as autoridades, não respeita o seu espaço, não te respeita?! Já vai começar errado, logo, vai dar errado, então não vai durar, é óbvio…

Como saber se o que os une é mesmo AMOR?

Pelos indícios, por isso tem que ser sensata (o), racional, agir pela fé! É preciso ser detalhista, observadora, afinal, é o seu futuro, a sua felicidade que está em jogo! Bem, os sintomas do verdadeiro amor são os seguinte:

“Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno.” (I Co 13:3-8)

Mais explícito que isso, impossível! Já na primeira frase deste texto, vemos a expressão da “paixão”, quem ama não faz loucuras! Só a frase “loucuras de amor” já é um erro gravíssimo! Esse papo de: “Se você me deixar eu me mato…”, “Se não ficar comigo, também não fica com ninguém…”, são expressões de paixão doentia, totalmente contrária ao amor.

A seguir vemos que quem ama é paciente e bondoso, ou seja, sabe esperar, tem boa índole. Exigir provas de amor, como por exemplo: sexo antes do casamento, não é amor, é  apenas desejo, um indício de que não sabe esperar a hora certa, aliás, não te respeita e nem a sua fé, tão pouco ao seu Deus e por outro lado, é extremamente egoísta, porque está pensando somente nos seus prazeres próprios.

Depois, vemos que, quem ama, não é ciumento; não revela um apego excessivo, desconfiado ou atormentado pelo medo da infidelidade. Ter ciúme é uma coisa, ser ciumenta (o) é outra. Eu posso ser zelosa, não querer dividir meu companheiro com mais ninguém, sem ser possessiva, sufoca-lo ou viver temendo a traição. Esses indícios revelam uma pessoa insegura. Se eu confio em Deus, minha vida, minha relação, meu casamento está nas mãos d’Ele, e Ele jamais deixará que eu sofra. Então porque viver atormentada pelo medo, se Deus está no controle de tudo? Só se você não tiver a certeza de que a pessoa “amada” teme mesmo a Deus… Então, por que investir em uma relação fundada na dúvida e no medo???

Quem ama não é orgulho ou vaidoso: Não tem aquele “ar” altivo, prepotente, sabe… Aquelas pessoas que tem o andar, o olhar e o falar como se fossem superiores aos outros, que geralmente sabem tudo, sobre tudo e que são cheios de razão, nunca erram, estão sempre certos. Cuidado!

Grosserias ou egoísmo estão fora de questão, quando se fala em amor! Quando a pessoa é “rude”, faz escândalos, suas expressões são agressivas, não sabe interagir com os demais, não aceita as suas amizades, não respeita a sua liberdade, isso é mais um indício da falta da presença de Deus. Pior que o (a) grosseiro (a), é o egoísta, que só pensa nele mesmo! Aí voltamos às “tais” provas de amor, que não passam de puro egoísmo. Exigem que você se afaste das suas amizades, da família, tenta te colocar dentro de uma sufocante “bolha”, controlando sua vida, seus passos, seu telefone celular (telemóvel), e intitulando tais atitudes como amor…

A pessoa que realmente ama, não se aborrece com facilidade. Tem muita gente que tem o “pavio curto”, por qualquer coisinha se irrita, perde o controle, sai do espírito, se é que um dia esteve… Normalmente este tipo de pessoa tem algum sentimento mal resolvido (já foi traído, ferido, magoado…), oculto em seu coração, por isso, explodem com facilidade.

Quando a pessoa teme a Deus, conhece a Deus, pensa como Ele, age como Ele. Segue a Sua direção, faz o que é correto, porque isto lhe traz paz interior. A pior coisa que tem, é a pessoa dar brecha para o mal e viver atormentado com suas acusações malignas. Por isso, quem é de Deus tem alegria em viver na verdade!!!

E por fim, quem realmente ama, é perseverante, suporta as adversidades da vida, aguenta a pressão, é como a águia, voa alto, pensa grande, porque confia em Deus, sua fé está sustentada no Trono do Altíssimo, conhece o seu valor, sabe que foi comprada por alto preço (o sangue de um justo, Jesus) e não coloca em risco seu bem mais precioso, a salvação!

Deus deixou em sua palavra, nosso manual de vida os indícios para identificar o verdadeiro amor, se você quer ser feliz realmente, basta seguir as orientações sagradas e colher os frutos pelo resto da vida!!!

“Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.” (I João 4:8) Para amar de verdade é preciso conhecer a Deus. Simples e claro!

*Jana Gomes

Postagens mais visitadas