O Segredo da Felicidade


Há muito tempo, em uma terra muito distante, havia um jovem rapaz, filho de um rico mercador, que buscava obstinadamente o segredo da felicidade. Já havia viajado por muitos lugares sem desvendar tal questão. Um dia, após longa viagem chegou a um belo castelo. Lá vivia um homem muito sábio.
Ao entrar em uma sala percebeu que pessoas entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves. 
 
De longe ele avistou o sábio, que conversava calmamente com todos os que o buscavam. O jovem precisou esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido. O sábio ouviu-o com atenção, mas lhe disse com serenidade que naquele momento não poderia explicar-lhe qual era o segredo da felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio pelo palácio e voltasse dali a duas horas.

- Entretanto, quero pedir-lhe um favor – completou o sábio, entregando-lhe uma colher de chá, na qual pingou duas gotas de óleo - Enquanto estiver caminhando, carregue essa colher sem deixar o óleo derramar.
O rapaz pôs-se a subir e a descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao fim de duas horas, retornou à presença do sábio.
- E então? – perguntou o sábio – Você viu as tapeçarias da pérsia que estão na sala de jantar? Viu o jardim que levou dez anos para ser cultivado?
Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou não ter visto nada. Sua única preocupação havia sido não derramar as gotas de óleo que o sábio lhe havia confiado.
- Pois então volte e tente perceber as belezas que tem nessa minha casa. – disse-lhe o sábio.
Já mais tranqüilo, o rapaz pegou a colher com as duas gotas de óleo e voltou a percorrer o palácio, dessa vez reparando em todas as obras de arte.
Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, atentando a todos os detalhes possíveis. De volta à presença do sábio, relatou detalhes de tudo o que vira.

- E onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? – perguntou o sábio.
Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.
- Pois este, meu rapaz, é o único conselho que tenho para lhe dar:– disse o sábio – o segredo da felicidade está em saber admirar as maravilhas do mundo, sem nunca esquecer das duas gotas de óleo na colher.

Valorize o que é seu na medida certa, na medida exata, tendo a certeza que a felicidade está mais proximo a você do que se imagina, está em mais um dia que se inicia, em mais um ano que se conquista, nas oportunidades da vida, no perdão, nas amizades, família, a felicidade está dentro de você... 
 
Valorize o que você já conquistou na vida, o relacionamento antes tedioso agora.. maduro, feliz, centrado, sem brigas e ciúmes...valorize o crescimento de seu filho que agora já adulto pode lhe ajudar, se não no financeiro, mas no exemplo de vida que foi deixado por você nesse mundo a partir do momento que nasceu, comemore a saúde, o dinheiro ganho com trabalho, suor, honestidade...
Enfim.. a felicidade está tão perto,está dentro de você. 
 
Pense nisso!

Postagens mais visitadas