Perdoar não significa esquecer a dor, mas evitar que ela siga te controlando


Quando algo ou alguém nos machucou em algum momento de nossas vidas, é lógico que geramos emoções negativas para lembrar, haverá até mesmo experiências que nos visitam involuntariamente com frequência, fazendo-nos sentir a dor de algo vivido uma e outra vez. Às vezes parece que a dor não para, mas pelo contrário, à medida que o tempo passa, ela aumenta, intensifica, nos frustra mais, nos faz questionar os fatos com maior rigidez e pode continuar a afetar o tempo que permitimos.


É aqui que chegamos a um ponto chave. Quem é o prejudicado quando algo do nosso passado que conseguiu nos marcar de maneira indesejada chega ao nosso presente para repetir a dinâmica? Ninguém além de nós, porque mesmo quando propomos vingança, muitas vezes comunicam nossa tristeza ou forçar os outros a reconhecer seus erros, o que vai ficar é a transferência de alguns dos nosso desconforto, mas a parcela principal é uma escolha nossa.


O que nos liberta do martírio de recriar com dor ou raiva uma e outra vez qualquer experiência do nosso passado? O perdão … Não é simples, mas é necessário. Não há sentido em passar a vida preservando algo que nos magoa. Qualquer carga negativa que decidamos acumular dentro de nós se torna mais e mais, nos transformando especialistas na coleta de drama, e esta carga atrai outros de seu estilo e acaba convencendo-nos de que a vida é injusta, que ninguém tem pena, que o amor é repugnante, que a vida nos odeia ou que simplesmente não nos encaixamos nela…


Não, isso é parte da dor que nós permitimos permanecer em nossas vidas. O que devemos fazer é usarmos a empatia, a compreensão ou a compaixão. Às vezes algo parece extremamente grave porque nos fez sentir muito mal, mas podemos ver as coisas mais objetivamente, podemos mudar as coisas com muitos mais ferramentas para lidar com uma situação.


Quando somos muito rígidos com os outros, muitas vezes acabamos nos sentindo mal, traídos, ridicularizados, maltratados, mas, se enxergarmos um pouco mais, certamente perceberemos que, no fundo, não somos muito diferentes e que talvez em uma situação semelhante e com uma experiência de vida como a de outra pessoa, seria viável cometer o que consideramos erros.


Lembre-se que cada experiência é um passo em nossa evolução e, embora não esperemos ações que reflitam amor incondicional e perdão garantido para o resto do mundo, pelo menos tentamos nos proteger e colocar o amor onde há dor, essa é a única maneira de perdoar o que temos no coração e curar qualquer ferida.


*A Soma de Todos Afetos


Fonte indicada: Rincón del Tibet

Postagens mais visitadas