Cobranças No Relacionamento

Muitos relacionamentos não dão certo pela cobrança excessiva. Queremos encaixar o outro naquilo que sempre idealizamos.

Queremos que o outro seja uma cópia exata dos nossos anseios e desejos, e ai tapamos os olhos para ver o outro, para ver o diferente, o que não se encaixa nos nossos padrões.

Você não vai encontrar ninguém perfeito, e se você desistir de seu relacionamento por causa das diferenças, é bem provável que ao se relacionar de novo você encontrará novos problemas. O segredo de um relacionamento feliz é não exigir que o outro mude, é aceitar as diferenças e aprender a lidar com isso.

Qual o problema se você gosta de cappuccino gelado e ele quente? Se você gosta de ver um filme de romance e ele de comédia policial? Qual o problema se ele não é daqueles caras que falam eu te amo todo dia? Ou que mandam flores pra você no seu trabalho?

E se o modo dele te amar é passando a maior parte do tempo dele com você? E se a forma dele demonstrar que te ama é pagar a entrada do cinema daquele filme que você quer tanto assistir, mesmo ele não estando tão afim assim de assistir.

E se o modo dele te amar é pedir pro garçom um suco de laranja antes mesmo de te perguntar porque ele já sabe que é o seu preferido. E daí que ele gosta de jogar vídeo game de domingo? Ou jogar futebol com os amigos?

E daí que ele as vezes é meio esquecido? E se a maneira dele te amar é preparar um jantar a dois em casa mesmo, sair com você num sábado à noite pra tomar um sorvete, perguntar pros amigos se pode levar a namorada no churrasco da faculdade.

E se a maneira dele te amar é pensando em você o dia todo no trabalho e falar de você pra todo mundo. E daí que ele não posta fotos com legendas bonitinhas e não manda aqueles textos enormes no Facebook pra todo mundo ver? E daí que ele não comenta em todas as suas fotos e é desligado com redes sociais?

E se a maneira dele te amar é dizendo o quanto você está linda quando acorda com o seu pijama velho e o cabelo desarrumado. E se a maneira dele te amar é deixando um bilhetinho com poucas palavras, dando um beijo na sua testa na frente dos amigos.

Às vezes sufocamos um relacionamento com tantas cobranças, deixamos de valorizar o modo como o outro nos ama, queremos que alguém nos ame exatamente como amamos. Esquecemos que o amor não é uma teoria singular, não tem uma definição única. Amor é algo particular, cada um ama de um jeito e exterioriza o que sente de forma diferente.

Precisamos aprender a linguagem do amor do outro, entender que ele nos ama da sua maneira. E, quando a gente entende isso, o amor se torna mais leve, se torna mais bonito porque descobrimos o novo. E então, às vezes assim sem querer, melhoramos muita coisa em prol do outro não porque ele nos pede incessantemente, mas porque queremos.

O amor é um aprendizado constante, é uma escolha diária. O amor é simplicidade. Relacionamento baseado em cobranças acaba se desgastando e o amor perde sua finalidade.

Precisamos saber reconhecer o novo – e temos dificuldade de aceitar isso- valorizar a pessoa com quem nos relacionamos, saber lidar com as diferenças exige maturidade. Não é o amor que sustenta um relacionamento, é o modo de se relacionar que sustenta o amor.


*Thamilly Rozendo

Postagens mais visitadas