O que pode me levantar na hora da queda?


Tá… tá… tá… a sua vida tá péssima, né? Eu sei.


O que houve?


Seu melhor amigo e parceiro te decepcionou, as coisas não acontecem, sofre fracassos atrás de fracassos, alguns milhares de decepções amorosas, foi humilhado, jogado pelos cantos às traças pelos familiares, amigos; foi despedido, viu seu sonho desmoronar, perdeu alguém?


Ainda não mencionei o seu problema? Desculpe. É que a vida tem tantas tribulações e situações distintas que insistem em consumir nossas forças que, nem consigo mencionar tudo de péssimo e caótico que possa ter acontecido em sua vida ou de todas as pessoas desse nosso mundinho de “provas e expiações”.


A única coisa que sei, é que neste momento, uma espécie de mão gelada aperta seu coração e o faz triste.


E aí? O que será que pode me levantar, me deixar bem, ser meu guincho?


Não posso dar receitas aqui e é bem verdade, que ninguém poderá dar a você uma receita de como se levantar e sentir-se melhor apesar de tudo que tem acontecido.


O que me faz mais sábia que você? Nada. Experiências vivi e dores senti, assim como você. Então posso dizer de mim, do meu guincho para me levantar. E aí, você analisa e pensa direitinho se, pode servir pra você também.


O que ocorre é que cada um tem a sua força guardadinha nos recônditos de seu coração. Só não se lembra ou não se permite chegar até lá. Cabeça tão confusa e cheia de ideias autodestrutivas, que nem ao menos tem um tempo para abrir a caixinha com o tesouro dentro de você chamado: Solução.


O meu guincho pode ser um bom livro que me acalma e me leva a conhecer novos mundos. Pode ser uma ligação de um amigo ou até mesmo o encontro com ele. Entre abraços, ouvimos palavras necessárias ao nosso coração. Um filme! Nossa… quantas vezes filmes com lições divertidas já me fizeram sorrir e querer mudar a minha vida? Muitas.


Meu amigo, não espere que as pessoas venham até você, te estendam a mão ou joguem uma corda e te tirem do buraco onde você se escondeu. Nem sempre isso acontece, sabe? E acaba que o único guincho que encontramos para nos puxar pra cima, é nós mesmos e a força (vezes pequena mas existente), dentro de cada um.


Que tenhamos braços fortes para sermos impulsionados ao alto!

Que tenhamos sabedoria para entender quando é hora de continuar ou retirar-se.

Que tenhamos fé para acreditar em nossa capacidade de mudar!


*Cris Souza Fontês

Postagens mais visitadas