Se essa loucura toda é sucesso, eu desisto! ser feliz me basta…


Disputa de “selfies” com a “galera” no “insta”, percentual de “amigos” no “face”, centenas de seguidores no “twitter”… A “cara” estampada nas “fofocas” da vida… Sucesso… a quem diga que sim… Eu? Bem, eu tenho lá a minha percepção…


Carro do ano e da “moda” (de preferência, maior, melhor e mais caro que o do “amigo” ou do vizinho), casa no campo ou na praia, apartamento na zona sul (se você mora no Rio e não mora na Zona Sul, você é um fracassado, oi?!)… Frequentar os shoppings da “moda”, jantar nos restaurantes “famosos”, consumir as bebidas que “todos” consomem (ainda que seus sabores mais se pareçam com os de remédios), ir para “baladas” encontrar os “amigos” (leia-se, são seus amigos porque você tem “grana”, “sucesso”) nas “nights” de 6ª feira ou sábado…


Viajar para Miami (por que o brasileiro cismou com Miami? Os EUA não se resumem a Miami, existem cidades históricas lindíssimas; Boston, Filadélfia, Pensilvânia, DC…), viajar para a Europa (um pouco de História Mundial e da Humanidade cai bem, né?)…


Fazer faculdade na melhor universidade, mesmo que isso custe o preço do imóvel citado lá acima… E foi num determinado momento da minha maturidade, sim, porque estas coisas só acontecem quando estamos preparados para “entender”, que comecei a dissecar a palavra SUCESSO…


Afinal, que diabos é sucesso? Estamos mesmo falando daquele modelo preestabelecido de: belo casamento, marido lindo/rico/bem-sucedido (?????), filhos lindos e pródigos, joias e roupas caríssimas??? Seria o Sucesso sinal de DINHEIRO??? PODER??? TER, POSSUIR, COMPRAR, CONSUMIR???


QUEM, em QUE MOMENTO determinou que ISSO é SUCESSO? E QUEM DISSE QUE ERA ISSO que EU QUERIA? E quem disse que o meu SIGNIFICADO de SUCESSO é isso?


E por que, temos todos, que ter SUCESSO, ou seja, “este” SUCESSO que a Sociedade Moderna tanto cobra, que os amigos esperam, que a família tanto torce?


E onde fica o VERDADEIRO SUCESSO; aquele de construir relações SAUDÁVEIS, AMOROSAS, DELICADAS? E onde entra o AMOR ao próximo, o COMPARTILHAR, o SE DOAR, o AMOR ao OUTREM? E a EMPATIA? E o PARTILHAR? E onde entram os momentos de reunião em família para admirar a lua, ver o pôr do sol, ir ao cinema juntos e gargalhar, ou chorar, mas juntos; onde entram o NÓS em todas estas histórias?


O que fazemos com os valores de HUMILDADE, FRATERNIDADE, que hipocritamente pregamos, mas JAMAIS seguimos??? O que dizer e como educar NOSSOS FILHOS? Queremos que eles sejam FELIZES ou tenham “sucesso”???


Porque eu tenho visto muitas histórias de “sucesso”, e a grande maioria delas na 1ª pessoa do singular; porque nestas muitas histórias não existe NÓS, apenas EU; porque estes “SUCESSOS” afastam os seres de tal forma que chegam a me assustar, eu opto por não ter sucesso… SER FELIZ ME BASTA…


*Carla Gameiro Dias


Postagens mais visitadas