O equilibrista desequilibrado

Em certo dia, a uma cidadezinha, chegou um maravilhoso circo, cheio de animais, palhaços e malabaristas.

Logo, todos os moradores queriam assistir aos espetáculos e aprender aquela arte.
O dono do circo, então, resolveu dar aulas para os jovens daquela região e ensinar a arte do "Gran Espetáculo".

O jovem Joviano, desde a primeira sessão a que assistira, ficou muito impressionado com o equilibrista que andava em uma fina corda bamba, e, sem hesitar, matriculou-se rapidamente nesse tipo de aula.

O garoto se esforçava, não faltava a nenhuma aula, subia na corda várias vezes, porém não conseguia se equilibrar.
Após inúmeras quedas, Joviano, desanimado, resolveu ir à casa de sua avó, D. Chiquita, e lhe disse:
- Vovó, preciso de sua ajuda, não consigo me equilibrar na corda bamba. Já aprendi que Jesus sempre nos auxilia, e Ele mesmo, em certa vez, nos disse: "E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis " Porem, acho que só as minhas orações não estão adiantando. por isso, vovó, ore, ore para que eu consiga me equilibrar na corda bamba.

E, assim, Joviano se foi, confiante nas orações de sua avó.
Em toda a tarde, ao voltar da aula no circo, Joviano passava pela casa da Avó, e nervoso dizia:
- Vó, cai na rede novamente, reze mais amanhã.

Após vários dias, D. Chiquita, preocupada com a tristeza do neto, resolveu passar uns dias na casa de Joviano, para dar-lhe ânimo em período integral.

Mal havia chegado, observou Joviano aos gritos com o irmãozinho menor, que chorava muito. alguns instantes depois, o aprendiz de equilibrista bate a porta do quarto apos insultar D. Venância, antiga ajudante da sua casa, que o havia criado desde cedo.

Minutos depois, Joviano desce para a sala e o ambiente antes alegre , se torna carregado e hostil.

O jovem, ao perceber a presença de sua avó, rapidamente diz:
- Vó, reze mais, reze hoje, pois a corda ficara mais alta e mais bamba. Reze muito para que eu fique equilibrado, pois me exercitei, treinei demais todos estes dias. Ontem fiquei cinco horas direto tentando me equilibrar na corda, mas ainda não tive sucesso, e sempre caia.

Dona Chiquita chama o neto em conversação e com amor esclarece:
- Filho, certamente você sempre terá meu carinho e minhas preces a seu favor. contudo, lembre-se, querido, Jesus também nos ensinou que: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus " portanto, não adianta somente pedir, é preciso fazer a nossa parte para que Jesus possa nos ajudar.

- A partir de hoje, diante de tudo o que vi aqui, rezarei sim, para que você tenha mais equilíbrio em sua vida, em suas atitudes, neste ambiente onde você vive e depois nos outros ambientes do seu dia-a-dia. Tenho certeza de que, quando você conseguir se autocontrolar e equilibrar suas emoções, isso lhe ajudará e muito a se tornar um equilibrista equilibrado.

A vida, às vezes, nos faz sentir como se estivéssemos em uma corda bamba, e a experiência do futuro irá lhe mostrar isso.
Tal como a corda, a vida é uma passagem estreita, pois passa em um tempo muito curto e muito temos a aprender.

Caímos varias vezes e, se formos prudentes, colocamos uma rede para nos amparar. a rede da vida é sua família, não menospreze ou se afaste da que você tem.

E mesmo que amanhã você perceba que não tem jeito para equilibrista, jamais desista do aprendizado que o tornará um equilibrista da vida, que com equilíbrio anda, quer seja na rocha, na areia ou em qualquer lugar.

Postagens mais visitadas