O fracasso não é exceção


é a regra…


Vivemos na sociedade do sucesso, rodeados de literaturas de auto-ajuda e de alta performance, o preparo deixa de ser um bônus pra se tornar algo necessário. Se você não é rico, bonito, inteligente, popular, bem empregado, com uma carreira de sucesso, saudável, fitness, ter um abdômen definido, viajado pro caribe na última férias, sinto lhe informar, você não faz parte da sociedade que todos querem, a sociedade do sucesso.


Paramos de enxergar o fracasso como meio de chegar à algo, pra considera-lo o fim. O fracasso é o abismo e depois dele nada existe. Até que ponto o que você considera um fracasso é realmente um fracasso? Você considera uma situação de fracasso porque você chegou nessa conclusão ou porque a sociedade dita um modelo de sucesso? Quando digo sociedade não estou falando de uma entidade suprema que lança regras, não, sociedade é você, ele, ela, eu, todos nós. Todos nós estamos colocando uma forca no pescoço e subindo no banquinho de três pés, pois achamos que só assim vamos conquistar a tão sonhada felicidade.


O vazio que sentimos funciona como uma verdadeira máquina de retroalimentação nessa busca de ser bem sucedidos. A sociedade parou de cobrar padrões de beleza para cobrar padrões de sucesso. Sim tudo bem você estar com sobrepeso, tudo bem você ter cabelos naturais, mas você trabalha em uma empresa de sucesso? quantos títulos acadêmicos você tem?


Fracassar faz parte da vida, ou o mais trágico que pareça, fracassar é uma variável constante da vida. Não temos controle, 97% de nossas ações são tomadas pelo subconsciente, 95% da nossa genética define o nosso cognitivo. Você tem certeza que vai querer por a culpa de não ter alcançado o objetivo que desejava totalmente em você, se martirizar e sofrer por algo que você poderia usar para crescer e aprender?


Não quero tratar o fracasso como uma alavanca para ser bem sucedido, nem se conformar de ser um fracassado e não fazer nada para mudar. Quero tratar o fracasso simplesmente pelo o que ele é, algo que não deu certo, fim. Você tentou, e não conseguiu, e tá tudo bem. Depois do abismo a vida continua, e que não seja voando aos céus, seja se reerguendo após a queda.


Ao invés de se perguntar, “quantas vezes você vai precisar fracassar para chegar ao sucesso?”, pergunte, “quantas vezes você vai fracassar para perceber que você só fracassou?”.


*Vinícius Pádua

Postagens mais visitadas