O Buda e o Mendigo

Era uma vez um pobre mendigo que estava tentando juntar comida. Mas ele reparava, porem, que todos os dias a sua comida desaparecia. Um dia ele apanhou um rato que lhe roubava a comida. Perguntou então ao rato porque ele lhe roubava a comida, afinal ele era um mendigo. Que ele fosse roubar pessoas ricas, elas nem vão perceber.

O Rato respondeu: "Mas o meu destino é roubar de ti". Porque?? perguntou o mendigo. Porque faz parte do teu destino só ter 8 itens em tua posse. Por mais que mendigas, por mais que consigas juntar isso é tudo que poderás ter.... respondeu o rato.

O Mendigo ficou espantado e também de coração destroçado. Ele se questionou a razão deste ser o seu destino. O rato disse então que não sabia, mas que ele deveria tentar pergunta a Buda, que talvez ele soubesse. Então o mendigo deu início a sua viagem em busca de Buda. Ele viajou o dia todo e ao entardecer, por fim, chegou a propriedade de uma família rica. Cansado e com sono ele decidiu passar ali a noite. Dirigiu-se a porta e bateu.

- Senhor, disse ele, esta ficando escuro e eu sou novo por aqui, será que posso passar aqui a noite, por favor?
- Sim...pode entrar. Disse o dono da casa.

Assim que o mendigo entrou em casa o homem perguntou-lhe:
- Para onde vais e qual a razão de viajares tão tarde?
- Eu tenho uma questão para colocar a Buda e vou ao encontro dele.
Nesse momento a mulher do homem rico entrou e ouviu o que foi dito.

- Podemos te dar uma questão, para que perguntes a Buda? Perguntou ela.

- Sim, presumo que posso colocar uma questão em vosso nome. Qual é a sua questão, senhora?
- Nós temos uma filha de 16 anos que não consegue falar. Nós só queremos perguntar o que temos que fazer para resolver o problema.

Na manhã seguinte o mendigo agradeceu a hospitalidade deles e assegurou-lhes que colocaria a sua questão a Buda. E ele prosseguiu com a sua viagem. Até que viu um mar de montanhas que tinha que atravessar. Ele subiu em uma montanha e encontrou um feiticeiro, que carregava um grande cajado.

- Feiticeiro, perguntou ele, podes me ajudar a atravessar as montanhas?

O feiticeiro disse que sim. O mendigo então salta no cajado do feiticeiro, que o usou para transportar o mentido e ele próprio, através do mar de montanhas. Enquanto eles voavam o feiticeiro perguntou ao jovem:

- Para onde você vai? Porque decidiu atravessar todas essas montanhas?
- Eu vou me encontrar com Buda e colocar uma questão sobre o meu destino, respondeu ele.

- Sério? Por favor, posso te pedir para colocar uma questão à Buda? É que há mil anos tento ir para o paraíso e segundo os meus conhecimentos, já deveria poder ir. Por favor, podes perguntar a Buda o que eu tenho que fazer para chegar ao paraíso? questionou o feiticeiro.
- É claro que vou colocar a tua questão, respondeu o mendigo.

Ha medida que ele prosseguia em sua viagem ele deparou-se com seu último obstáculo. Um rio que ele era incapaz de atravessar.
Por sorte apareceu uma tartaruga gigante, que decidiu leva-lo até o outro lado do rio.
Enquanto atravessavam o rio, a tartaruga perguntou-lhe:

- Onde vais?
- Eu vou ver Buda, e colocar-lhe uma questão sobre o meu destino....respondeu.
- Podes colocar-lhe uma questão por mim? Por favor? perguntou a tartaruga.
- Claro, qual é?
- Eu, há 500 anos tento transformar-me num dragão, segundo os meus conhecimentos já deveria ter me transformado num dragão. Por favor, podes perguntar ao Buda o que eu tenho que fazer para me transformar num dragão?
- Obrigado tartaruga por ter me ajudado a atravessar o rio. Claro, vou colocar-lhe a tua questão.

O mendigo prosseguiu a sua viagem em busca de Buda. E por fim chegou ao local onde ele morava. O mendigo parou em frente ao mosteiro e respirou profundamente. O mendigo caminhou determinado e entusiasmado. Pronto para colocar a sua questão e a de todos os outros.

Assim que ele entrou fez uma reverência perante Buda.

- Por favor aceita as minhas felicitações, Buda. Viajei desde muito longe para te colocar algumas questões. Posso coloca-las, por favor?
- É claro que sim, respondeu Buda. Mas apenas responderei a três questões, apenas três questões.

O jovem mendigo ficou chocado. Ele tinha quatro questões. Ele decidiu pensar cuidadosamente. Pensou na tartaruga, há 500 anos que ela tentava tornar-se um dragão. Depois ele pensou no feiticeiro, que há mil anos tentava chegar ao paraíso. E por fim pensou na pobre menina que iria passar toda a sua vida sem conseguir falar. E depois olhou para si próprio.

- Eu sou apenas um mendigo eu posso voltar pra casa e voltar a pedir. Já estou habituado, nada irá mudar. Mas para eles tudo pode mudar se obtiverem respostas.

Depois dele olhar para os problemas de todos os outros, de súbido percebeu que o seu era muito pequeno. Ele sentiu pena da tartaruga,do feiticeiro e da menina. Por isso resolveu colocar as questões deles.

E como o esperado, Buda respondeu-lhe.

- A tartaruga é não está disposta a sair do casco, enquanto ela não estiver disposta a deixar o conforto do seu casco... ela nunca vai se tornar um dragão.
O mago carrega sempre o seu cajado, nunca solta ele. E o cajado tem um peso, age como uma âncora, não deixando ele ir ao paraíso.
E a menina, ela só vai conseguir falar quando ela encontrar a sua alma gêmea.

Então o mendigo agradece Buda e começa a sua jornada de volta para casa. Ele então encontrou a tartaruga, que lhe pergunta:

- Então, pergunta-te a Buda?
- Sim, Claro. Só tens que abandonar o teu casco para te tornar um Dragão !

A tartaruga tirou o seu casco e dentro dela tinha pérolas preciosas, encontradas nas zonas mais fundas do oceano. Ela ofereceu-as ao mendigo em agradecimento. O mendigo então voltou a encontrar o feiticeiro no topo da montanha.

- Tu só precisas soltar o teu cajado e poderás ir para o paraíso. Disse o mendigo ao feiticeiro.

O feiticeiro libertou-se do seu bastão oferecendo-o ao jovem e disse-lhe que graças a ele poderia ascender ao paraíso. O jovem tinha agora a riqueza da tartaruga e o poder do feiticeiro. Ele regressou para junto da família que lhe tinha oferecido abrigo. Eles ficaram muito felizes ao vê-lo de volta e aguardavam uma resposta.

- O grande Buda disse que a vossa filha voltará a falar quando encontrar a sua alma gêmea. Disse o jovem mendigo.

Nesse momento, a filha desceu as escadas e falou:

- Ei, não é esse o homem que esteve aqui semana passada?
A jovem e seus pais ficaram espantados... Eles olharam para o mendigo.... ELE era a alma gêmea da filha. Os pais marcaram o casamento e eles viveram felizes para sempre.

Essa história nos fala de tantas coisas e nos ensina tantas lições. As vezes nós temos que nos doar para que algumas coisas aconteçam. Algumas vezes, se quisermos nos tornar dragões ou leões, nós temos que estar dispostos a deixar algumas coisas para trás. Algumas coisas que nos deixam mais confortáveis, que nos fazem sentir seguros. Nós temos que sair da nossa zona de conforto. Como a tartaruga fez.

E, as vezes, para encontrar o amor verdadeiro, primeiro precisamos passar por uma jornada só nossa, uma autotransformação. Quando você esta sozinho e perdido nos seus pensamentos, algumas vezes os sues problemas parecem tão grandes e pode parecer o fim do mundo. Mas se a gente olhar a vida das outras pessoas, que não tem tantas oportunidades quanto nós, que estão numa situação mais difícil que a nossa, as vezes isso faz os nossos problemas parecerem tão pequenos.

E se estamos dispostos a oferecer ajuda aos que estão com mais dificuldades que nós, isso pode mudar o rumo da nossa vida....o nosso DESTINO. E o Universo pode nos devolver isso de formas que a gente nem imagina....vai voltar para você...

TODO O BEM QUE VOCÊ FAZ PARA O MUNDO VAI VOLTAR PARA VOCÊ !!

Postagens mais visitadas