A LIÇÃO DE VIDA QUE TIRAMOS DESSA PANDEMIA.

De fato, não sabemos a origem da doença Covid-19, mas foi necessário que apenas uma pessoa tomasse uma pequena atitude, uma simples escolha, para que o Planeta entrasse nesse drama coletivo e que pode nos trazer, sim, uma grande lição individual. Um aprendizado para a vida.

O surgimento do novo vírus sofreu o mesmo processo de uma pequena mentira ou um grito de raiva que podem reverberar muito além do seu arredor e contaminar o mundo, passando de pessoa para pessoa até uma pandemia de hipocrisias, ódios, quiça, uma guerra. Ou ainda como uma atitude que mudou completamente a sua própria vida. Então, o arrependimento bate à sua porta, criando um caos no seu destino. Às vezes sanado, outras vezes, incomoda você até hoje.

Pode, também, ser um amor que você abandonou ou um sim no altar que você não tinha certeza. E o faz pensar no quanto tudo poderia ter acontecido de outra maneira.

Um mísero segundo, onde você fala o que não devia, faz um gesto que atrapalha tudo ou esconde uma verdade, o que lhe trará consequências para sempre.


Um simples sim para uma atitude criminosa ou para alguém que lhe oferece drogas. Uma autorização para a perversidade, o egoísmo ou a falsidade. Sins que nunca mais terão volta.

Um simples não para o preservativo, para uma regra, uma lei ou para o respeito aos seus pais. Um não a uma segunda chance ou para uma abrupta oportunidade. Para a generosidade e a compreensão. Um retumbante não para o perdão. E para vida. Nãos que jamais terão vacinas.

Um silêncio para uma injustiça, para a opressão e o abuso. Para a ação dos maus ou para os erros de quem você ama. Silêncios contagiados de omissão.

Então, você tira proveito do trabalho do outro, surrupia um dinheiro o que não é seu, bebe mais do que devia ou acelera o carro direto para o fundo do poço de problemas que ecoam afirmando que sua vida nunca mais será a mesma e você nunca mais terá paz.

UM PEQUENO PASSO EM FALSO, UMA IGNORÂNCIA INTENCIONAL OU UMA NEGLIGÊNCIA BOBA E CARREGAREMOS UM FARDO QUE NÃO PRECISAVA SER NOSSO, PARA SEMPRE.

Claro que nem sempre as decisões pensadas também serão acertadas. Ninguém está dizendo que é proibido errar ou possível viver sem equívocos, mas existem aquelas decisões e atitudes que nós já sabemos que podem nos trazer consequências negativas e, mesmo assim, seguimos em frente, então, não contamine de ambição e soberba a sua integridade e evite-as, pois já existem tantas adversidades que não podemos impedir, que, pelo menos, a gente se esforce para cancelar aquelas que temos o controle.

Porque, uma coisa é inquestionável:

MESMO FAZENDO A COISA CERTA VOCÊ TERÁ PROBLEMAS, IMAGINA A ERRADA.

Insistir no que pode causar transtornos é uma derrota para nós mesmos, mais do que isso, é uma autossabotagem de quem está buscando o pior para si e o rancor dos outros.

Portanto, antes de agir, ame-se. Consulte não só o coração para saber se sua alma esta de acordo, como também a sua moral e seus valores para nunca se sentir corrompido.

Não traia sua intuição, nem sua consciência. Seja consequente e pense a longo prazo. Um prazer imediato não pode ser mais importante que um contratempo que pode perdurar a vida inteira. Além de você evitar de prejudicar muita gente, trará um enorme benefício para sua própria estima, para o seu próprio caminho, arrecadando paz, energia positiva, muitas conquistas e alegrias.

Claro que os erros do passado já não podem ser mudados, mas tudo que você faz hoje lhe tratá uma resposta no futuro.

O Planeta enfrenta esse drama coletivo e ele pode nos trazer, sim, uma grande lição individual. Um aprendizado para a vida:

As suas escolhas continuam contaminando o seu destino, por mínimas que sejam, e esta é a ordem da vida, não há antídoto para o plantar aqui e colher logo ali.

Por isso, afaste os morcegos para bem longe antes que eles se transformem nos vampiros que sugam seu sangue a vida toda, causando uma pandemia de problemas e frustrações no seu mundo particular.

Vacine-se contra irresponsabilidade e a negligência para espalhar altruísmo e correção pelo mundo todo inclusive na China.

Escolha o que lhe traz paz, mas uma paz que satisfaz de verdade. Baixar as armas da agressividade e apertar as mãos, ou bater os cotovelos, pode ser uma nova forma positiva de construir a vida e evitar de contaminar o mundo com ódio e rancor.

Afinal é como diz a célebre frase:

“EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM”

Que o seu seja lindo!

Aprenda a lição da vida!

*Luciano Cazz

*Foto de Vladimir Fedotov em Unsplash

Postagens mais visitadas