Tudo passa, nem tudo que é ruim ou bom dura para sempre. A vida é feita de ciclos


Comecei a perceber que em geral a vida se parece com as estações do ano. Já percebeu isso?


Olha só, existem tempos de fartura e tempos de escassez, existem tempos de ansiedade e tempos de calmaria, existem tempos de incertezas e tempos de respostas, existem tempos de busca e tempos de encontro.


A Primavera é um período que está a serviço do Verão, ou seja, prepara os bons tempos, de colheita, de respostas, de sorrisos, de paz. O Outono anuncia a chegada do Inverno, época dura, fria, escura, cinzenta em que as coisas parecem se tornarem mais difíceis.


Acredito que todos estão suscetíveis a passar pelas quatro estações mais de uma vez na vida.


Lembre-se daquela vez em que você estava doente, ou desempregado, lembre-se daquele momento de traição ou de abandono, certamente foram épocas em que você teve que ficar no seu canto, refletir, pensar sobre o assunto antes de agir, tal como um jogador de xadrez, para não fazer uma jogada errada, esses foram tempos de Inverno.


Agora lembre-se daquelas épocas em que você descobriu que iria ser papai ou mamãe, de que você iria ser promovida (o), aquela época em que você estava de férias e foi viajar, que você casou, que ocorreu tudo bem na cirurgia, essas foram épocas de Primavera/ Verão onde havia claridade, muito calor humano e brilho no olhar.


Tenha uma certeza além da morte: TUDO PASSA, esteja preparado, nem tudo que é ruim dura para sempre e nem tudo que é bom dura para sempre, a vida é feita de ciclos. Esteja preparado.


Eu termino relembrando a velha metáfora da formiga e da cigarra. Prepare-se no Verão para a chegada do Inverno, não é pessimismo ou ressentimento, é apenas uma realidade.


*Thiago Pontes



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site: natapetrovich / 123RF Imagens

Postagens mais visitadas