Despeça-se.de quem já se despediu de você.


“Há alguns anos tive uma decepção amorosa terrível. E por um longo tempo vivi remoendo o que ele me fizera. Lembro que troquei meu status no whatsapp para: “algumas oportunidades não voltam só porque você se arrependeu.” Em meu íntimo eu desejava que ele se arrependesse. Apesar de não saber o porquê de desejar isso. A paixão é algo que nos tira do eixo. A rejeição tem o poder de desencarrilhar o trem da nossa vida. Ela nos massacra, cospe em nossa cara, nos derruba no chão. 

Ser deixado por alguém que nós julgamos amar é devastador. Não aceitamos de primeira e muitas vezes nos mantemos no passado. Algumas vezes por ego ferido. Outras vezes por puro apego. Somos crianças birrentas que não aceitam perder o doce ou doar o brinquedo que não se usa mais. Somos pessoas incapazes de aceitar que não temos controle sobre tudo e todos. E sofremos. 

Sofremos até onde queremos. Até onde nos permitimos sofrer. 

Desse término eu carrego comigo a certeza de que não é correto esperar que o outro se arrependa e venha atrás de nós. Nós perdemos demais esperando que isso aconteça. Perdemos por viver para um relacionamento que há muito se findou. Perdemos porque nos mantemos aprisionados aos dias passados. Perdemos porque cada dia vivido em função de um amor antigo é um dia perdido. Perdemos porque deixamos de viver a nossa vida para viver a vida do outro. 

A vida é tão breve para esperarmos que as pessoas se arrependam de suas atitudes. Para nos alimentarmos das migalhas afetivas que recolhemos do outro. Para torcermos que a pessoa amanheça um dia loucamente apaixonada por nós. Quando o meu ex-namorado se arrependeu de suas atitudes e tentou conversar comigo resolvi olhar para mim e não para ele. Olhei para o meu interior, para as cicatrizes que havia dentro de mim, para as humilhações que ele me fizera passar. 

Às vezes a gente precisa se olhar com mais gentileza e doar a nós mesmos todo o amor que direcionamos ao outro. Às vezes a gente precisa entender que quem parte das nossas vidas têm consciência do que está fazendo. Um adeus não é um até breve. E, é por essas e outras que sempre digo às minhas amigas: se despeça de quem já se despediu de você.” 


(Pâmela Marques)

Postagens mais visitadas