O contexto de cada um…


Já parou para perceber como projetamos nossas ideias e forma de ser no outro? Exigimos que todos pensem, ajam e sintam como nós e quando isso não acontece, o que obviamente pode acontecer com frequência, julgamos que estão errados, que são incoerentes, afinal, como podem estar certos pensando e agindo tão diferente de mim?


Mas a verdade é que não existem verdades absolutas, sobre nada no mundo, exceto a morte, e ainda assim ela é encarada de formas distintas pelos mais diferentes povos, culturas, civilizações e religiões.


A verdade está dentro de cada um e ela foi construída com base em nossas crenças e valores, de acordo com nossa bagagem de conhecimentos que trazemos desde a infância, influenciados por nossos pais, tios e avós e acima de tudo pelas verdades quadradas e muitas vezes hipócritas disseminadas pela sociedade.

 

Por deixar o ego falar mais alto, por julgarmos a nossa verdade como absoluta, permanecemos em um ciclo contínuo e insistente de julgar o próximo. Mas a verdade é que cada ser é único, cada mente é um universo com base no seu mapa.


Julgamos não apenas as ideias, pensamentos e atitudes, mas também desenvolvemos critérios vazios e pequenos de aparência, posses materiais, formas de se vestir, entre outros. Detalhes que em nada, absolutamente nada interferem na vida do julgador e só o mantém em sua caixinha crítica.


De tempos em tempos é totalmente necessário fazer uma faxina de “valores” porque muitos deles trazemos da infância ou por influência da sociedade há tanto tempo, estamos tão acostumados com eles, que sequer em algum momento da vida paramos para conhecê-los, decifrá-los e julgar se realmente eles fazem parte da nossa essência, se vão de encontro ao que acreditamos de verdade.

 

Então, liberte-se do que não faz mais sentido, do que não mais te acrescenta, do que pesa no seu caminhar. Abandone velhas crenças, valores vazios, críticas e julgamentos e a partir de hoje direcione essa energia para cuidar do seu interior. Parafraseando Sócrates, “Conhece-te a ti mesmo”, acrescento que o autoconhecimento irá te permitir crescer como um ser integral e te permitirá entender e, mais do que isso, aceitar que cada um tem o seu contexto.


*Roberta Zanatta

Postagens mais visitadas