Mude a vida de alguém por um segundo

Você tem um papel fundamental neste mundo.
Entre todas as coisas que pode fazer, você deve se lembrar da importância em influenciar pessoas.

As coisas que fazemos não param só na gente.
Os passos que damos ligam caminhos de um lugar para outro.
E no meio desse caminho tem tanta gente.

Tem tanta gente triste, tem tanta vontade de morrer. Tanta vontade de desistir.
Mas você não pode deixar. Você não pode deixar com as que pessoas ao seu redor desistam. O seu papel está em mantê-las vivas.
“Mas como vou ajudar se nem sei lidar com os meus próprios problemas?” – você pode se questionar. E bem, só o fato de não atrapalhar, você já ajuda, só o fato de não piorar o que já está ruim, você já ajuda e muito.

As pessoas não são felizes todos os dias, nem tristes também.
E já são tantas coisas pra ter que lidar, tantas dúvidas, dívidas, medos e tudo que pode amedrontar, tanta coisa. Você não pode ser mais um em dificultar as coisas. E sempre tem algo de bom que pode ser feito.

Você não precisa mandar aquela música se sabe que a pessoa vai ficar ainda mais triste. Não precisa relembrar daquela dia que ela tenta esquecer. Não precisa falar que viu na rua uma pessoa que ela gostava e luta contra a saudade – pelo menos não agora, pelo menos não de qualquer jeito. Nós temos influência na vida das pessoas, só não temos ideia do quanto.

E é muito.
É preciso saber como falar o que se pensa. Não é todo mundo que vai entender do jeito que você diz, não é tudo mundo que vai levar numa boa, não é todo mundo que vai pegar alguma coisa nas entrelinhas. Nossa ajuda tem que ser objetiva, bem como os dias são.

E apesar do bom senso ser definitivo ao afirmar “a verdade acima de tudo, doa a quem doer”, nós não podemos levar assim tão ao pé da letra.
Você não precisa dizer na cara da pessoa o quanto ela tem sido capaz de esquecer. Não precisa julgar que ela parece não tentar, não precisa jogar na cara dela o quanto de vida ela já perdeu por estar presa ao passado. Na verdade precisa, mas não literalmente dessa forma ou com as palavras que escolher ser justas pra convencer.

Se for pra ajudar, que seja de um jeito que transmita paz.
Se for pra ajudar, que ajude de um jeito que você sabe que vai melhorar. Isso não é passar a mão na verdade, isso é se colocar no lugar; é pensar em comunidade.
A nossa verdade nunca é exatamente definitiva. Amanhã você vai aprender a falar o que disse hoje só que de um jeito mais adequado. E assim todos os dias.

Sei que já temos problemas demais pra ter que lidar, mas ao ajudar outra pessoa muitos deles acabam se resolvendo também. Nós aprendemos sempre. Se não encontramos uma resposta para as dúvidas, encontramos um ponto de vista novo e isso já conta muita coisa.

Você tem um papel fundamental neste mundo.
Pode até não concordar e pensar ser exagero, talvez pense até que a sua existência é insignificante diante do tamanho desse mundo todo, mas a verdade é que temos o poder de mudar a vida das pessoas. Todos nós temos. E esse poder nasce com a gente; nós podemos nos colocar no lugar de alguém. Nós podemos levar um riso pra alguém que teve um dia bosta. Nós podemos dizer alguma coisa que não polua ainda mais a cabeça de alguém. Nós podemos mandar alguma música que entretenha mais do que afundar. Nós podemos mudar a rotina e desejar um bom dia sincero na desgraçada da segunda-feira, ou na terça, ou qualquer dia. Nós podemos fazer de qualquer dia, um dia pra se lembrar.

Talvez não consigamos mudar a vida de alguém por completo, mas sim, nós podemos mudar a vida de alguém por um segundo.

Eu sei que a sua intenção é sempre a melhor, mas o raciocínio talvez seja o de rever o jeito que você transmite a sua intenção; o jeito que você passa o seu modo de ver.

Você tem um papel fundamental nesse mundo.
Você pode mudar a vida de alguém por um segundo.
Você pode resolver muitos dos próprios problemas só ajudando alguém a resolver os seus.
Você pode ajudar um amigo, pode ajudar um desconhecido e pode ajudar até quem não gosta tanto assim. Mas você pode. Quero que lembre que você pode. Quero que lembre das possibilidades que passeiam pelos dedos através de uma conversa na internet, uma mensagem no celular, um encontro, um “me diz o que está acontecendo”, um “calma que estou aqui”, um “conta comigo”.
E você pode fazer com que as coisas ruins acabem no momento em que chegam até você.

Seja alguém que possam contar. E ajude de um jeito que gostaria que te ajudassem.
Você pode influenciar pessoas. Você pode mudar vidas. Você pode melhorar o mundo.
Agora termine de ler tudo isso e pense no que pode fazer de especial por alguém agora. Se felizmente estiver na posição onde ninguém tem te reclama de nada, pense então em algo que pode fazer para melhorar ainda mais o dia desse alguém.

Não piora, se melhorar, melhora.

por Márcio Rodrigues.
umtravesseiroparadois@gmail.com

Postagens mais visitadas