“A ansiedade não tira o problema de amanhã, ela só tira sua paz de hoje.”


Quem convive com a ansiedade sabe como é desgastante. Nós pensamos muito sobre tudo, a ponto de perdemos a paz e a felicidade com o momento presente.


Antecipamos eventos negativos em nossa mente que podem nem acontecer e sofremos por eles, como se fossem verdade.


Desconfiamos das pessoas que mais nos mostram carinho e apoio e estamos sempre tentando nos proteger de dores e decepções, a ponto de deixarmos de viver, colocando band-aids em feridas que nem foram abertas.


Quando temos ansiedade, estamos constantemente tentando resolver os problemas de amanhã. Agimos como se já soubéssemos como cada pessoa agirá e como se conhecêssemos todos os segredos da vida e pudéssemos nos antecipar para prevenir problemas.


Nós cortamos relações com pessoas das quais gostamos, porque sentimos que nos decepcionarão, abandonamos algumas coisas que realmente desejamos, porque temos medo de que nos levem à dor e à decepção, e deixamos de falar determinadas coisas temendo sua recepção.


Nós nos privamos de muitos sentimentos, companhias e realizações achando que estamos poupando o nosso coração de dores, mas na verdade estamos apenas tirando a nossa paz hoje.

Nós nunca sabemos como será o amanhã, e por mais que acreditemos saber tudo sobre uma pessoa ou a vida de maneira geral, podemos acabar surpreendidos com algumas coisas.


Mas a ansiedade nos tira o direito de descobrir o melhor lado de alguém, de nós mesmos ou do mundo, ela nos prende no mundo negativo que criamos em nossa mente e nos faz ficar lá, sozinhos e cheios de pensamentos de derrota e insuficiência.

 

A ansiedade tira a nossa paz hoje, sem resolver nenhum problema amanhã, rouba a oportunidade de sermos felizes de verdade e nos enche de medos e inseguranças que nos paralisam e nos impedem de avançar com confiança.


Viver com ansiedade é estar a todo momento com o coração apertado e a mente cheia de preocupações, é tentar viver bem e feliz, mas não suportar o peso dos próprios pensamentos. É tentar constantemente encontrar soluções para problemas que não foram criados e perder tempo sofrendo com situações que existem apenas em nossa mente.


Viver com ansiedade é tentar resolver problemas que ainda não foram criados; é uma guerra interior cujo maior objetivo é a paz.


*Luiza Fletcher


 Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Postagens mais visitadas