Não deixe por menos. Deixe para lá!

Uma das coisas mais difíceis da vida é deixar para lá. Está aí uma proeza daquelas. Deixar para lá. Coisa que nem todo mundo dá conta de fazer.

Você e eu vivemos dias em que tudo é urgente, todo mundo briga por resolver na hora questões que pedem tempo para se solucionarem, quase sempre por si mesmas. Todo mundo precisando que alguém lhe diga olhando nos olhos: calma! O que não pode ser resolvido aqui a gente deixa para lá.

Nem tudo nesta vida tem solução imediata. Tem coisa que vai se resolvendo aos poucos. A gente dá o primeiro passo, depois o segundo, faz a nossa parte e segue adiante. Daí o tempo, que é um dos nomes mais bonitos de Deus, se encarrega do resto.

Tudo tem seu tempo próprio e a gente precisa respeitar.

Mas não, a gente quer embrulhar o abacate verde num jornal, enfiar no forno e acelerar o seu amadurecimento. Quer arrancar a lagarta do casulo e abrir as asas da borboleta à força. Soprar a haste da flor e fazê-la desabrochar agora. Nesse desespero a gente mata a fruta, a flor, a lagarta. Nessa insanidade a gente mata o tempo, mata o outro e a nós mesmos.

Porque a gente não sabe mais deixar para lá o que não pode mesmo ser solucionado aqui e agora.

Há coisas, sim, que precisam ser decididas já. Há nós que carecem ser desatados de imediato. Das pendências financeiras inevitáveis ao último abraço no amigo desenganado pelos médicos, há urgências que, se não forem vistas hoje, vão se tornar histórias mal resolvidas amanhã, culpas, dívidas e outros pesos que podemos despachar de antemão.

Mas outras coisas, inúmeras outras, merecem ser deixadas para lá assim, de cara.

Deixe para lá o vizinho irritado, o porteiro que não responde quando você diz bom dia, o mau humor do chefe e a buzina do apressado no trânsito. Deixe para lá o amigo magoado que lhe pediu algo e você não deu porque não teve como, deixe para lá os comentários maldosos de gente infeliz, que decidiu fazer infeliz você também. Deixe para lá o ex-amor, o ex-emprego, o ex-amigo, o ex-sonho! Deixe para o futuro ou largue no passado, enterrado no tempo que foi, mas deixe para lá.

Seja para daqui a um minuto, seja para a vida inteira, deixe para lá. O que não serve agora, deixe para lá.

Tem coisa e tem gente mais importantes à sua espera, merecendo o seu empenho e o seu amor aqui e agora. O resto, deixe para lá.

*André J. Gomes


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Postagens mais visitadas