O que o medo te impede de fazer?

Quantas vezes deixamos de fazer algo por medo da mudança?
Quantas pessoas não permanecem trabalhando em atividades que não gostam, com pessoas que são obrigadas a suportar, em empresas que não tem os mesmos valores que elas por medo de não conseguir um novo emprego, de ter que passar pela situação de começar do zero ou de passar por dificuldades financeiras?
E quantas outras ficam anos em relacionamentos ruins e infelizes por terem medo de ficar sozinhas ou de não aguentarem a pressão de um fim de relacionamento?
Tem aquelas também que sonham em montar um negócio e nunca colocam no papel ou que fazem um plano de negócio que fica guardado na gaveta esperando uma oportunidade que nunca chega, por medo de arriscar, medo de não dar certo.
O medo é importante para nos fazer pensar antes de arriscar. Para não corrermos riscos desnecessários. Um exemplo simples disso, é o fato de olharmos para os lados antes de atravessarmos a rua.
Se não fosse o medo de sermos atropelados ou de morrer, envolvidos em tal situação, o risco disso acontecer seria grande. Neste caso, o medo funciona como um mecanismo de proteção.
Mas, quando nos impede de agir, quando nos faz ficar estagnados, impedindo-nos de assumir o controle de nossas vidas e de adotar atitudes que são necessárias para que nossa vida melhore, o medo pode ser um inimigo.
Muitas vezes nossos medos nos fazem ver as coisas de forma distorcida, impedindo que vejamos a realidade da situação. O medo pode nos fazer enxergar uma situação ruim como pior do que ela realmente é.
 Pergunte-se:
– O que o medo está me impedindo de fazer?
E se tiver alguma resposta para essa pergunta, se tem algo que você quer ou precisa fazer e não faz por medo, comece a se questionar para que ele não lhe impeça de agir.
Se conseguir identificar o que você não faz por medo, ficará mais fácil traçar um plano de ação para mudar. Desta forma, o risco de sua atitude reduzir-se-á, tornar-se-á um risco calculado e, assim, o medo não será motivo para impedir que realize seus planos e ações.
A vida é muito curta para deixar nossos medos vencerem!

*Félica Ariany

Postagens mais visitadas