Como fazer para enfrentar os problemas da minha vida?

Gente, não existe fórmula mágica que faça os problemas sumirem da nossa vida. Pelo menos por enquanto, todos nós passamos por dificuldades, ninguém encontra-se isento disso. 
Todavia o que difere é a forma como enfrentamos as situações desagradáveis quando elas chegam, sim, porque sempre aparecem. Às vezes, já são previsíveis outras chegam de repente e nos parecem tão devastadoras quanto um furacão.
Seja no âmbito familiar, no trabalho, no relacionamento afetivo, nas finanças, não importa, é preciso saber enfrentá-las como fatos normais na vida de todo ser humano. Difícil resolver problemas e superá-los?
Muito, mas quem disse que é fácil! Somos imediatistas e queremos solucionar rápido tudo aquilo que nos tira da “zona de conforto,” colocando-nos em situações desfavoráveis. Ficamos ansiosos, perdidos sem saber o que fazer, e o pior, achamos sempre que os nossos problemas são maiores que os dos outros e que não têm solução. Essa nossa incapacidade de lidar de uma forma mais positiva, a tendência de nos vitimizar ante os dissabores da vida amplia demais o que nos acontece e tudo toma dimensões incrivelmente gigantescas ao nosso olhar. Ao contrário, quando temos equilíbrio, serenidade, otimismo e fé, nossa mente raciocina com mais clareza, e começamos a enxergar saídas onde não enxergávamos a menor possibilidade de solução.
Têm pessoas que acham melhor fugir dos problemas, na vã tentativa de escapar deles, não adianta, para onde for eles acompanharão, o que temos a fazer é nos esforçar para nos manter calmos, firmes, encarando-os de frente com paciência, na certeza que para toda dificuldade sempre há solução.
Bem sei que existem situações bastantes difíceis e por mais positividade, ponderação e tranquilidade que tenhamos realmente nos desestabilizam nos deixando desarmonizados.

Entretanto, faz=se necessário entender que desespero não resolve, dificulta nosso raciocínio lógico, deixando a mente nebulosa por pensamentos contraditórios que não levam a lugar nenhum. Tomemos pois as rédeas da sensatez em nossas mãos, recuperando a postura de pessoas responsáveis que somos, otimistas e corajosas na hora da dor, cientes que em cada um de nós existe uma incrível reserva interior de forças que não imaginávamos possuir, que nos facultam condições necessárias para superar os reveses da vida por mais complicados que nos pareçam ser.
Bom lembrar que muitos problemas são gerados por nós mesmos, pela nossa própria imprudência. Muitas vezes, não sabemos contornar as situações, agimos movidos pela impulsividade, não mantemos o silêncio necessário diante de determinados fatos e sofremos as consequências das nossas atitudes nem sempre sábias.
Portanto sejamos mais sensatos e conscientes que cada ação implica uma reação, se bem que de um jeito ou de outro sempre aparecem saídas, tudo passa, nada é definitivo, a única situação irreversível é a morte.
Assim, quando os problemas aparecerem em nossas vidas, que possamos enfrentÁ-LOS como aprendizados importantes para nossa evolução, aprendendo a ser mais positivos, corajosos e confiantes. Fica a dica!!

*Yára Uchôa Barreto

Postagens mais visitadas