Insista menos e desista um pouco mais… respire fundo e continue…

Tem dias que esta frase cai muito bem em diversas situações da nossa vida: o insistir menos, pode fazer com que consigamos perceber se faremos falta, se estamos no caminho certo, se é o momento para continuar ou interromper alguma emoção, sentimento ou situação.
O Desistir não está relacionado ao fracasso, mas ao quanto ainda estamos dispostos a continuar numa sintonia que não está nos dando respostas ao que precisamos, seja uma relação, seja um emprego, seja um sonho.
Desistir é seguir em frente sem olhar para trás. Desistir é coragem, escolhendo caminhar para outra direção. Desistir é sim, uma escolha incerta, mas com oportunidades novas, que o insistir não nos traria.
Desistir é lavar as mãos, é se despedir sabendo que tudo vai ser diferente. Desistir é partir.
O perceber que não vale mais a pena continuar na direção sem respostas é uma libertação. Claro que esta percepção é dolorida. Configura-se uma rejeição declarada. E como seguir depois que tomamos consciência disso?
Eis a melhor parte: é aí que temos que nos fortalecer para realmente desistir, mudar o rumo, deixar de insistir. O amor-próprio, é o responsável por sentir toda essa rejeição. Só é capaz de mudar aquele que se sente desprezado.
E se o seu insistir menos e desistir mais tocar a percepção do outro? Sim, há casos em que o seu distanciamento, a sua ausência, o seu tanto fez como tanto faz fará com que o outro se incomode, sinta-se tocado. Há quem se deixe transformar por conta de seus sentimentos, especialmente porque quer ser transformado, porque se permite isso; porque entendeu que deve ter mudanças em suas atitudes para não perder aquilo ou aquele que tanto faz diferença em sua vida. E há quem realmente nunca mude, especialmente porque não quer mudar. Porque o outro não faz diferença em sua vida, sendo assim justificado manter-se como é.
O mais perigoso disso tudo é deixar a decisão na mão do outro: é como andar à deriva, sem saber para onde está indo. E essa falta de rumo poderá lhe trazer caminhos calmos, tranquilos, como também turbulentos, cheios de problemas. Mesmo não sabendo o que encontrará nessa mudança. O ideal é ser você o condutor desta nova direção. Nunca deixe outras pessoas decidirem o que vale a pena ser vivido para você!
Seja você a decidir, mesmo que esta decisão seja o insistir menos e o desistir mais!
Somos responsáveis por nossas escolhas, por tudo o que procuramos e aceitamos. Não reclame do que o impede de voar, se você não tiver competência de olhar o próprio umbigo e levantar-se do sofá para mudar isso.
Estamos onde aceitamos estar, ninguém tem nada a ver com isso. Não se julgue incapaz de ser feliz como o seu vizinho. Tudo é possível, mas fazer sempre do mesmo jeito, nunca trará resultados diferentes. A vida exige da gente um pouco mais de valentia para bater no peito e arriscar-se. Devemos ser atrevidos, desafiar a própria sorte e contarmos com o merecimento de tudo aquilo que plantamos e agora precisamos colher. Precisamos ser determinados em nossos objetivos, reconsiderar é importante diante de extremidades. Afastar-nos é necessário, errar é normal, arrepender-se é conhecimento.
Você não precisa ser um exemplo perfeito. A vida sempre vai cobrar mais do que podemos oferecer. Mas, de qualquer forma, deitar-se com a consciência tranquila é o primeiro passo para se ter uma boa noite de sonhos. Portanto, tudo só depende de você.
Desistir ou perceber que não vale a pena não é fraqueza, muito pelo contrário, é maturidade para filtrar o irrelevante do essencial.
Dizer não é fundamental, afinal, quem aceita qualquer coisa acaba ficando refém do universo. E, convenhamos, ele conspira apenas para aqueles que sabem o que realmente querem. Quem quer tudo, na verdade, não quer nada. Se você não sabe para onde está indo, é melhor dar uma pausa no meio do caminho e reescrever a sua história. Se você não fizer isso, ninguém vai fazer por você.
Então, insista menos e desista um pouco mais… respire fundo e continue…
Eu sou Daniella Prado, uma mulher que deixou de insistir e aprendeu a desistir para a própria sobrevivência. Que você se permita descobrir o que vale a pena para você também. Gratidão!

*Daniella Prado

Postagens mais visitadas