Busque um relacionamento que te faça feliz, completa você já é sozinha!


Crescemos acreditando que os relacionamentos vão nos tirar da situação ruim na qual nos encontramos, esquecendo que não precisamos ser salvos por ninguém.


A forma como enxergamos o outro diz muito sobre como gostaríamos de ser tratados. Os relacionamentos, por mais que sejam desejáveis, são complexos de se administrar e nem sempre se desenrolam da forma como esperamos.


Por vezes, temos uma ideia equivocada do que o outro pode representar em nossas vidas, e queremos que ele ocupe espaços e preencha lacunas que, nem sempre, cabem a ele. Já reparou como sempre estamos esperando alguém que vai nos tirar da situação atual?


Como se fosse um salvador da pátria, que estava apenas esperando a nossa presença para resolver todos os nossos problemas, que vão desde a insegurança até a indecisão. A pessoa pela qual vamos nos apaixonar não tem obrigação nenhuma de solucionar nenhuma de nossas questões, isso cabe apenas a nós mesmos.


Essa visão equivocada que temos dos relacionamentos acaba sendo cultivada desde a infância, quando acreditamos em príncipes que irrompem da floresta sombria, empunhando uma espada, prontos para tirar as princesinhas indefesas daquele castelo horrível, depois, claro, de uma luta com a madrasta ou um dragão.

Sem falar nos homens que acreditam que as mulheres serão a solução para seus problemas de lealdade, fidelidade e responsabilidade, acreditando que “a mulher certa” será aquela capaz de “endireitá-lo”.


Estamos sempre esperando que o outro mude nossa essência, retire de nós as partes ruins ou simplesmente minimize nosso sofrimento, resolvendo o máximo de problemas que tivermos. Acontece que os relacionamentos não servem para isso! Quem espera isso de um companheiro deveria cogitar muito mais um acompanhamento psicológico do que um namoro.


Compreender que o outro não existe apenas para nos servir é tentar reconhecer no próximo um igual. Relações unilaterais tendem a não funcionar porque apenas um quer ser o “mandante”, organizando e decidindo tudo, enquanto a outra pessoa tem que acatar e ainda se dar por satisfeita.

 

Dessa forma egoísta e egocêntrica, os relacionamentos não perduram, é preciso reconhecer no companheiro um igual, uma pessoa dotada de vontades e anseios, assim como você. Namoros existem apenas para nos trazer felicidade, companheirismo e tranquilidade.


Com o tempo, esse relacionamento vai se tornando algo sólido o suficiente para se tornar um casamento (ou algo do tipo), em que os dois estão dispostos a empenhar os melhores sentimentos, fazendo crescer assim o amor.

A quantidade de membros pode aumentar, ou não, mas nunca podemos nos esquecer que todos possuem obrigações em uma casa, e tudo deve ser igualmente dividido. Mesmo em relacionamentos adultos, nunca se esqueça que o outro não existe apenas para satisfazer seus anseios pessoais, como se sentir amado, desejado, querido ou menos sozinho.


Enxergar no próximo a vida, a razão dos sorrisos, sentir vontade de pegar em sua mão em todos os momentos é o que deve mover as relações humanas. Nascemos e vivemos hoje porque a comunicação é nossa melhor ferramenta, então use-a com seus amores, porque uma boa conversa é capaz de resgatar a humanidade em todos nós.


*Agatha Rodriguez

Postagens mais visitadas