O desejo de encontrar um significado…

Buscamos o passado, olhamos o presente e o futuro, sempre em busca de um significado para o que estamos vivendo. Precisa ter um diagnóstico, um nome, um sentido, ou perdemos o chão, desesperamos  e continuamos a busca.

E se, não houver significado para tudo? Para tudo realmente eu acho complicado. Generalizações dessas, realmente, dificultam o encontro das respostas.
Mas, sinceramente, o seu dia de ontem explica o seu hoje? Não totalmente, vai.

Afinal, há vidas que mudam de uma hora para outra. Há pessoas que um dia sofreram e hoje vivem plenitude.

Qual é o sentido de buscar uma resposta errada ou uma resposta que não existe mais, que ficou no passado, ou ainda, que não aconteceu e está no futuro?

Às vezes, achamos que somos mestres dos nossos pensamentos, sentimentos e da nossa vida. Que não precisamos que ninguém nos ajude a dar um sentido para aquilo que vivemos.

Ilusão. O quanto quebrei a cabeça antes de pedir ajuda. Que absurdo que fiz comigo! Tão simples encontrar as respostas com quem sabe encontrá-las, mas rondando nas mesmas perguntas e afirmações que eu me fazia, eu encontrava sempre o mesmo resultado e não tinha nenhuma novidade, nenhuma grande mudança.

A grande questão é: Qual é o propósito? Qual é a razão?

E isso é individual, embora filósofos tenham buscado explicar desde sempre. Para mim, o propósito foi preencher um vazio, encontrar uma ou muitas respostas.
O propósito de um relacionamento pode ser o crescimento, a razão de uma carreira pode ser, sim, mudar o mundo. Idealismos à parte, o que é que tem, você fazer o que for, acreditando que você está gerando um impacto positivo, ainda que seja micro, em direção ao macro?

Eu acredito. Eu sei que é possível. Eu vi acontecer. Temos grandes exemplos, como o Gandhi, o Path Adams. Outros também conseguiram e outros conseguirão.

É uma busca de cada um. É do interesse de cada pessoa. Vai do seu desejo de encontrar um significado.

*Aline Saramago

Postagens mais visitadas