Entendendo as lições da vida, aparentemente não muito claras…

Tentando entender por que coisas que aparentemente estavam dando certo em nossa vida, de repente vão embora!
Isso pode relacionar-se a um trabalho que estava fluindo bem, um tratamento médico de sucesso que temos que abandonar de uma hora para outra, um relacionamento que aparentemente mostrava-se engrandecedor e que, de uma hora para outra, mudam de rumo!

Surgem questionamentos, reavaliações e impulsos para tentar entender qual o significado de tais experiências.

Sabemos que a nossa vida é regida por ciclos, mas também precisamos entender qual é a mensagem que a vida está nos trazendo com a nova experiência e tentar se adequar ao novo rumo das coisas.
Li certa vez uma frase do autor Rainer Maria Rilke: “ seja paciente com tudo que está mal resolvido em seu coração e tente amar as perguntas em si como quartos trancados ou livros escritos numa língua muito estranha”.

A partir daí, esforçamo-nos para conhecer e compreender, mas ao mesmo tempo constatamos que temos muitas perguntas não respondidas em nosso coração. Mas, não precisamos respondê-las para evoluir e crescer e a única coisa que podemos fazer em dadas situações é aceitá-las com coração indagador e mente aberta.

Temos certeza de que quando estivermos prontos a resposta chegará, seja na tradução da língua estranha ou na chave que abrirá um quarto trancado. Mesmo assim, nem todo esforço nos fará alcançá-las, se não estivermos prontos para isso.

A paciência é um dom inestimável e se formos pacientes é porque alcançamos a autoaceitação, confiantes de que quando precisarmos, tudo aquilo nos será mostrado.

Essas podem ser experiências desafiadoras, quando não temos todas as respostas, mas temos certeza de que cada desafio está contribuindo para o aprendizado que estamos destinados a cada momento e na verdade existe um “Plano Superior” atrás dessas experiências.

Não precisamos compreender tudo, mas manter a fé de que a vida está se desenrolando para o aprendizado que nos é destinado a cada momento.
Cultivando a fé não ficarmos apegados ao que está “saindo”, mas surpreendemo-nos com o que está “chegando” para nos proporcionar um novo nível de evolução e crescimento.

Não podemos ter medo dos desafios, pois eles não estariam nos mostrando se não estivéssemos prontos para eles. Abandonar velhas posturas com confiança, que nem sempre compreendemos conscientemente o que está acontecendo, é o melhor caminho para evoluir com graça e serenidade.

Manter a fé e a confiança destemida de que é seguro deixar que o “destino maior” faça seu trabalho, de modo que possamos nos elevar de maneira renovada no nosso crescimento espiritual.

*Sandra Giannoni

Postagens mais visitadas