O senso comum e a salada…

Bom Fim de Semana!
Obrigado pela sua gentil visita ao nosso face. Você é Show!
Compartilhe essa mensagem, é especial!

César

Não julgue a situação antes de conhecer. Não fale do outro sem nunca ter trocado uma palavra com ele.


“Deduzir nem sempre é interpretar a verdade dos fatos. É um pré-julgamento de certezas alheias” – (Monique Frebell)

Conta a história que o grande cientista e pensador Albert Einstein tinha um método diferente para começar a escolha dos seus assistentes.

Dizem que ele convidava o candidato para um almoço e observava se o pretenso colaborador colocava sal na salada antes de experimentá-la. Caso o convidado salgasse a salada antes de dar a primeira garfada, Einstein o reprovava imediatamente. Pode parecer estranho o teste realizado, mais tem fundamento.

Dizia o grande sábio que aquele que coloca sal na salada, antes de saber se ela já estava temperada não reunia as qualidades para ser seu assistente. Parece irrelevante, mas faz sentido, se antes de experimentar as coisas já começarmos colocando sal em tudo, é um sinal de precipitação e prejulgamento. Ao colocarmos sal antes da primeira bocada, estamos afirmando algo que não sabemos, estamos dizendo que a salada está sem sal.

Pensando um pouco sobre o simples teste, e observando as ações e atitudes da maioria das pessoas diante das situações, tudo guarda grande semelhança. Pois somos mestres em julgar antes de conhecer. Somos cientistas em emitir avaliações sem saber, sem experimentar, sem saber. Agimos sem pensar, colocamos sal na salada sem saber se precisa. Julgamos que as coisas do mundo precisam do nosso tempero, mas nem sabemos se já estão temperadas.

Cuidado, antes de julgar um produto, conheça primeiro. Antes de emitir a opinião sobre alguém ou alguma coisa tenha o cuidado de saber sobre quem e sobre o que está falando. Antes de falar mal de algum lugar, visite-o. Antes de comprar alguma coisa, veja se realmente é necessário. Antes de agir pense nos resultados da sua ação. Antes de julgar conheça os fatos, ouça as partes envolvidas.

Antes de achar que sabe a verdade duvide de todas as suas certezas. Antes de sair colocando sal na salada, experimente, veja se o tempero não está na medida certa.

Outra coisa muito importante, sem o conhecimento prévio, não é possível nem colocar sal e o pior não é possível saber a quantidade de sal necessária para o tempero da salada. Não tempere a vida antes de viver.

Não julgue a situação antes de conhecer. Não fale do outro sem nunca ter trocado uma palavra com ele. Não fale do sol, da chuva ou da vida sem viver. Ande no caminho da luz.

*Joel Gonzaga de Sousa

Postagens mais visitadas