Superação e Adversidade


Aqui está uma pergunta para você: O que você faz quando algo dá errado? Quando tudo sai de controle? Quando o relacionamento acaba? Quando uma doença surge? Quando uma pessoa querida falece? Quando você perde o emprego?…
O que você faz quando tudo parece dar errado?
A gente cresce que na vida a gente aprende com os momentos difíceis, com as fases ruins e com os amigos de verdade são aqueles que estão no nosso lado quando tudo parece fugir de nosso controle. Realmente, em grande parte isso está certo. Você aprende a entender que o que está feito está feito quando alguma coisa dá errado, a enfrentar a tal da adversidade. Afinal, muita do que a gente exterioriza nessas horas é aquilo que guardamos dentro da gente.
Acho que todos sabemos que a vida é uma sucessão contínua de pequenos e grandes problemas. Eles nunca acabam. Assim que resolvemos um, surge outro, ás vezes em proporções menores ou maiores…
A vida é um processo de “dois passos a frente e um passo para trás”. Conforme vamos crescendo, nossos problemas vão trocando de perfil, por exemplo, quando somos crianças as nossas preocupações ao as tarefas da escola e lidar com o coleguinha encrenqueiro na hora do recreio. Mas quando crescemos, temos que lidar com as contas e o chefe rabugento. Antes, você tinha pequenos problemas com conseqüências limitadas; Agora você tem grandes problemas com enormes consequências. Não importa como inteligente e esperto e cuidadoso você é, você vai encarar a vida, lutas, desafios, dificuldades e adversidades por vezes desoladoras cada dia, semana e mês da sua vida, pode acreditar!
E graças aos céus por isso! Você não poderia possivelmente se tornou a pessoa que você é hoje se não tivesse que lidar com a adversidade em sua vida. Talvez seu principal objetivo na vida seja desenvolver um caráter nobre, para se tornar um ser humano excelente, melhorando a cada dia, talvez para conseguir isso você tenha que passar por algumas adversidades.
O ponto de partida para lidar com qualquer dificuldade é simplesmente relaxar. Limpe sua mente e acalme seu coração. Tenha um estado calmo com total controle de suas emoções e sentidos. Olhe para o problema com uma certa dose de desprendimento, como se ele estivesse acontecendo com outra pessoa, mas não ignorá-lo. Quando você conseguir analisar suas adversidades claramente, você verá oportunidades para transformá-las em oportunidade de crescimento pessoal e espiritual.
Existem algumas dicas que poderão te ajudar a enfrentar a adversidade:
Defina claramente o problema. O que é exatamente o problema? O que exatamente você está se preocupando? Escreva a definição do seu problema. Certifique-se de que é um único problema. Se houver mais de um problema, escreva definições claras de todos os problemas juntos que está te preocupando agora.
Determine qual é o pior resultado possível. Pergunte, “Qual é a pior coisa possível que pode acontecer nessa situação?” Seja franco e honesto com você mesmo. Você pode perder seu dinheiro, ou seu relacionamento, ou seu cliente, ou alguém ou outra coisa que é realmente importante para você. Se tudo se desfez, qual é a pior coisa que poderia ocorrer?
Se o pior que poderia acontecer aconteceu, aceite isso. Reconheça, faça esse exercício mental e agora se prepare para superar esse momento. Limpe sua mente, acalme seu coração e enfrente a situação de cabeça erguida, será difícil mas será enfrentada e superada. A coisa notável é que assim que você parar de resistir em reconhecer que o pior resultado aconteceu, você vai relaxar, irá limpar sua mente e sua capacidade de lidar com a situação irá melhorar drasticamente.
Lance todos os seus recursos mentais na batalha para minimizar o problema ou resolver a dificuldade que você atravessa. Concentra-se no futuro. Não se preocupe sobre o que aconteceu, por que isso aconteceu ou quem foi o responsável. Pense apenas sobre a questão, “o que eu faço agora?” Como você pode minimizar as consequências? Qual deve ser o primeiro passo que devo tomar? E o segundo passo? E assim por diante.
As pessoas de sucesso não são pessoas sem problemas de vida. Elas são pessoas que respondem positivamente e rapidamente para os seus problemas. Elas pensam neles através da antecedência; elas antecipam os problemas. E quando elas não podem fazer isso, elas usam algumas dessas técnicas para resolver qualquer dificuldade que enfrentam. Elas definem claramente o problema. Elas definem a pior coisa possível que poderia acontecer como resultado do problema. E, em seguida, elas concentram todas as suas energias em certificar-se de que o pior não aconteça.
Lidar com a adversidade, efetivamente, é lidar com sua capacidade de fazer perguntas a si mesmo.Enquanto você está fazendo perguntas, estão mantendo sua mente calma e objetivos à vista. Você não está se permitindo ser pego emocionalmente, desligando, assim, grande parte do seu cérebro e seus poderes criativos. Enquanto você está fazendo perguntas, estão ampliando o leque de opções e possibilidades que estão abertas para você.
Muitos problemas e adversidades surgem por causa de equívocos e informações incorretas. Uma das coisas mais inteligentes que você nunca vai fazer para enfrentar qualquer adversidade é perguntar: “quem mais pode ter tido este problema, e o que ele fez?” Pedir ajuda a quem está em volta. Não tenha medo de admitir que você está em um momento difícil.
Se você cometeu um erro, ou deixou a bola cair e está em uma situação difícil, não tenha medo falar com alguém e admitir que precisa de ajuda. Você ficará surpreso com os conselhos valiosos que você pode conseguir de alguém que já experimentou a dificuldade que você está passando e nem imaginava.
Quando estiver lidando com a adversidade, talvez uma das afirmações positivas mais importantes que você pode se lembrar é essa: “Isso, também, passará.” Qualquer que seja, por mais difícil que possa aparecer, diga para si mesmo: “isso, também, passará.”

Um dos seus principais trabalhos na vida é se tornar um especialista em lidar com a adversidade, ter o triunfo sobre a dificuldade e superar os desafios da vida quotidiana. Mantenha seus pensamentos para onde você está indo e não para onde você foi. Mantenha seus olhos em seus objetivos e seu queixo inclinado para cima em direção ao sol. Resolva com antecedência o que você vai cumprir e supere cada dificuldade, e, em seguida, não importa o que aconteça, não desista até que você conquiste aquilo que você quer!

http://site.suamente.com.br

Postagens mais visitadas