Sonhar é divertido e Perigoso


Após a separação dos Beatles, e após três álbuns experimentais, John Lennon lançou seu primeiro disco oficial, “John Lennon Plastic Ono Band”. Era dezembro de 1970. Na canção "God" ele diz a famosa frase "O sonho acabou".

Estas 3 palavras marcaram o fim de uma época, em que muitos acreditavam que todo e qualquer sonho era possível.

Desde então, muitos fatos vieram trazer concretude à frase do ex-beatle, dentre os quais dá para citar não só a queda do muro de Berlim, como a corrupção desvairada na política. Talvez por isso, muitos reescrevem hoje a frase de Lennon como “As utopias acabaram”...

Ledo engano. Sonhos e utopias não acabam. Eles podem, quando muito, deixar de mover nossas ações.

Pessoas sonhadoras agem de forma diferente de quem se diz pragmático. Esta a diferença dos anos vigentes para os anos insurgentes. Vivemos hoje a fria e dura fase do pragmatismo, em que a busca do resultado antecede sonhos e devaneios. É a vitória do individual sobre o coletivo, do “se dar bem” sobre o “podemos melhorar o mundo”.

Não estamos atentos para as novas utopias, mas elas estão aí, em movimentos sociais, culturais e políticos que teimam em se confrontar à sociedade do espetáculo, da cultura de massas e do sistema financeiro.

Poetas? Doidivanas? Não sei, mas é gente que faz do bem comum o principal alicerce de seu sonho. Gente que imagina uma sociedade fraterna em contraposição à sociedade baseada em desigualdades, que gera desequilíbrios sociais e a sensação de medo do próximo a todo instante.

A nós, que a tudo assistimos e ainda não escolhemos um lado nessa polêmica – seja por desconhecimento ou até mesmo por ignorância – restam duas opções. A primeira já está tomada, enquanto não tomamos decisão alguma. É a mesma de Greta Garbo, quando disse, no auge da fama, "Quero que me deixem sozinha".

A outra é a mais arriscada: permitir que um pouco de nossos sonhos contamine nosso dia-a-dia. Pode ser nossa profissão, nossa vida sentimental, nossa escolha por hobbies, ou até mesmo uma opção política...


Sonhar, ao contrário do que podemos imaginar, pode ser perigoso. Divertidamente perigoso... (Alexandre Pelegi). Pense nisso...e tenha um bom dia

Postagens mais visitadas