Não odeie o próximo como a si mesmo. Ame.

Quando não gostamos de nós mesmos, permitimos que nos dominem, que nos submetam. Deixamo-nos ser oprimidos e aceitamos o desrespeito. Porque quando não nos valorizamos, a gente se acha indigno da admiração dos outros e de ser agraciado pela vida.

Não odeie o próximo como a si mesmo. Ame.

A pessoa que não gosta de si mesma, está à deriva da vida e não acredita que pode ser amada. A falta de amor-próprio lhe faz vítima de todas as situações. Alguém que não se ama se acomoda na convivência com pessoas que lhe fazem mal. E também não se importa em ser má. A máxima diz “Ame o próximo como a si mesmo”, então, quando vemos as barbaridades do mundo, acreditamos que ninguém as segue. Mas, na verdade, as pessoas estão apenas odiando o próximo como odeiam a si mesmas.

É preciso parar de focar nos próprios defeitos e limitações. Não os esquecer, mas também olhar para qualidades e conquistas sem se comparar com os outros.

O primeiro passo da existência é amar a si mesmo. Sua primeira amizade é com você. Cuidar dos nossos sentimentos é fundamental, apesar de que, muitas vezes, não nos damos conta disso.

Atente-se para o fato de que não podemos deixar alguém que enfraqueça nosso coração permanecer em nossas vidas.

Você tem defeitos sim. Mas perceba como você dá importância para a opinião alheia. Em como as aquisições e as conquistas dos outros, às vezes, pesam na sua autoimagem e fazem você se sentir inferior quando, de fato, isso nem é verdade, consiste apenas em uma distorção negativa não visão que você tem de si mesmo.

Estamos sempre olhando para o outro e nos comparando, perguntando quem é melhor. Mas essa resposta não existe. Porque precisamos pensar sobre o que é melhor para nós mesmos. Todos são diferentes. Temos ideias e conceitos diversos. Fazemos diferentes planos e temos gostos distintos. Portanto, apenas somos. Nem mais, nem menos e, sim, dentro da nossa individualidade, incomparáveis.

Entenda: existe algo maravilhoso dentro de você! Conecte-se com a sua essência, com aquilo que você é de verdade. Reconheça o impacto positivo que você tem na vida dos outros.

Esqueça tudo que o faz pensar que você não é bom o suficiente. Encontre-se. Ache essa vontade de vencer a si mesmo que existe batendo no seu peito e pare, imediatamente, de se punir por suas falhas.

Observe as bênçãos que a vida lhe reserva, pois, a depressão é a incapacidade de se olhar com um pouco mais de amor. Por isso, quando falhar ou levar uma rasteira, não se afunde, não se odeie, não perca as esperanças. Foque em fazer melhor da próxima vez, em como crescer, desenvolver suas capacidades e ser humilde diante das suas limitações. Acredite que tem jeito. Que tudo vai dar certo. E vai dar mesmo!

Você é perfeito como é, Deus o fez assim. Mas está em transformação e pode ser cada vez melhor. É exatamente isso que Ele espera de todos nós: evolução. Você é um ser humano e, mesmo imperfeito enquanto pessoa, Deus colocou ao seu dispor infinitas e lindas possibilidades de ser feliz. Jamais se feche para essa verdade.

Você é capaz de conseguir tudo o que sonha, caso contrário, Deus jamais permitiria que essa vontade de ser incrível entrasse no seu coração.

*Luciano Cazz

Postagens mais visitadas