Páscoa: um momento que inspira à reinvenção!

Qual o significado da páscoa, para você?

Independente de onde você busque inspiração para viver a páscoa, a verdade é que essa data sempre traz algo a mais em nosso coração, como se houvesse um motivo singular nesses dias e, por vezes perdidos em meio às atribulações do dia a dia, que insistem e nos tornar desesperançosos, pessimistas e fatalistas, de repente é como se houvesse um raio de luz a nos despertar, guiar nossos pensamentos, orientar as nossas decisões, e fazer com que as atitudes se tornem permeadas por energias positivas, e ficamos ansiosos por fazer o bem.

De fato é um momento de reflexão especial.

E é preciso que existam muitos períodos como esse, para que possamos rever nossos posicionamentos. Não que devamos viver no passado, remoendo recordações ruins, e que fazem com que não nos sintamos bem. Entretanto, eventualmente, é importante realizar um autoexame sobre a vida, pois ele alivia nossas dores, desanuvia nossa vista, e nos abre para que tenhamos mais esperança.

Por isso é tão importante saber se estamos caminhando, com passos firmes, em direção à paz. Analisar se nossos atos de bondade estão prevalecendo. Ponderar a maneira como encaramos nossos tropeços, superamos nossos erros, pedimos (e oferecemos) o perdão.

Diversas são as avaliações possíveis, mas talvez a principal se encontre na consideração acerca do conceito de ressurreição.


Restaurar-se não consiste no ato de sufocar a pessoa que você foi; em esquecer todas as falhas cometidas em dados momentos da jornada; ou ainda em deixar esse alguém para trás, como se nunca tivesse existido antes, mas sim em compreendê-lo.

Entender que dentro de si existem elementos bons e ruins e, saber que irá cometer equívocos não é o fim da linha. Assim como arrepender-se não é um ato de covardia ou de incoerência, e sim uma ação permeada de humildade, que resulta em incríveis aprendizados.

A verdade é que durante todo o tempo em que permanecemos sobre a terra, nós somos seres em construção. Os erros nos fazem perder alguns fragmentos, mas o perdão pode ser capaz de inserir novas partes, basta ter humildade, o que pode não ser fácil, porque quando estamos muito feridos, caímos no erro de assumir o orgulho, como forma de defesa. Porém caso não houvesse dificuldades, a reinvenção não se faria necessária, e o caminho de peregrinação em tornar-se uma pessoa melhor, não teria sentido.

Temperança e equilíbrio são as duas colunas que sustentam o nosso corpo. O perdão e a fé alicerçam nosso espírito. E nós, seres humanos, passíveis de erros, acertos e esperanças, seguimos gratos pelas oportunidades de renascimento, que nos são concedidas diariamente.

* Tania Menegusse de Britis

Postagens mais visitadas