SOBRE OS PROBLEMAS: SIMPLESMENTE, ESQUEÇA-OS! HÁ UMA FORÇA INVISÍVEL A CUIDAR DE TUDO…

Há uma força invisível a cuidar de tudo. Por muito que queiramos acreditar que cabe às nossas ações a resolução dos problemas, é quando baixamos as guardas que deixamos essa força trabalhar.

A vida é feita de altos e baixos. No dia a dia, por muito felizes que estejamos, os problemas aparecem, seja sob a forma de café derramado ou um despedimento de trabalho. Grandes ou pequenos, todos eles têm um motivo e resolução.

É um facto: problemas existem para dar lugar às soluções, que em todas as vezes, sem exceção, tornam as circunstâncias melhores do que se estes acidentes não tivessem acontecido.

Não há acasos, o Universo funciona no ritmo perfeito, juntando intenções e concretizando sincronia.

No caminho para o sucesso (ou mais sucesso, pois não existe apenas um caminho que termina quando alcançamos a vitória) há obstáculos, originados pelas nossas emoções negativas e crenças limitantes. O “monstro” que se encontra à nossa frente está ali como indicador do que andamos a praticar, e é um catalisador para a mudança que origina a melhoria – a mudança interna.

Como disse Einstein, para alcançarmos um objetivo que nunca concretizámos antes, temos que fazer algo diferente do que alguma vez fizemos.

Assim, o resultado desejado é fruto da implementação de um novo hábito. Porém, todo o hábito requer prática contínua, consistente e disciplinada. Mas não é no meio de uma mente enevoada de pensamentos limitantes que se vai implementar, do nada, um conjunto de crenças positivas e motivadoras! É preciso calma.

A calma é o início de tudo: o descanso mental, a pausa, o silêncio, a solitude. Qualquer coisa que pare o ritmo acelerado dos pensamentos negativos é boa ideia: para mim pode ser meditação, para ti pode ser saltar de pára-quedas, ou comer brigadeiro. Qualquer coisa que distraia a mente do frenesi negativista vai acalmá-la, e dar espaço para os pensamentos úteis ao progresso.

Muitos exemplos de sucesso na nossa sociedade falam que, para terem chegado onde chegaram, tiveram que enfrentar inúmeros sacrifícios, e por meio do esforço, alcançaram a vitória. Mas não é bem assim. O que eles fizeram foi simplesmente largar as suas crenças limitantes, e seguir em frente mesmo com os problemas – o “não” dos especialistas, as falhas inesperadas, a falta de recursos.

Para um vencedor, uma mente positiva basta. Porque a mente positiva é o que dá combustível mesmo no meio de condições desgastantes. Um otimista não diz que está sol quando está chuva: ele reconhece a importância da chuva e que eventualmente o sol virá, mas que, graças ao tempo húmido, mais plantas puderam crescer.

Face aos problemas, devemos ter uma atitude calma e serena – quando alcançamos este estado, é evidência de que conquistámos um grande poder.

O poder da mente é o mais útil que podemos cultivar, pois é da mente que surgem as ideias que se tornam palavras que se tornam ações que se tornam coisas.

Mas apenas poderemos ter acesso às mais belas manifestações se primeiro tivermos calma. Saber relaxar o corpo e o cérebro é essencial: uma mente em branco é mais poderosa que uma mente negativa, porque a mente em branco é aquela que melhor nos faz, especialmente em momentos de grande transtorno e confusão à nossa volta.

Escolhe ser aquele que permanece em paz mesmo quando alguém grita ou usa violência. Que dá uma resposta sábia e otimista quando lhe dizem que algo correu mal. Tu sabes mais do que os outros te fazem parecer: sabes que a poeira sempre baixa e que para todos os problemas há uma solução.

Por isso, deixa o Universo fazer o seu trabalho e providenciar-te com exatamente aquilo que precisavas, no tempo perfeito: mais cedo do que pensavas ser possível.

*Claudia Rocha

Postagens mais visitadas