Você se respeita?

Tanto se fala hoje em dia sobre amor próprio e autoestima. Mas sabemos efetivamente o que é isto? Me parece ser mais fácil falar do que agir de acordo. Acredito que amor próprio tem a ver primeiramente com respeito. Respeitar a si mesmo. Pois só respeitando a si mesmo é possível respeitar verdadeiramente o seu próximo. Amar envolve respeito.

Mas… Você se respeita? Respeitar-se, para mim, significa não se violentar. Saber dizer não quando necessário e deixar o sim vir quando se tem vontade verdadeiramente.

Para não parecermos egoístas tendemos a dizer sim e a fazer coisas contra a vontade só para agradar o próximo. Pois parece que alguém inventou que para sermos aceitos e amados precisamos sempre dizer sim. E, com nossas inseguranças, é o que acabamos fazendo.

O que não sabemos (ou nos esquecemos) é que não é necessário nos violentarmos para sermos legais. Os melhores atos de afeto são aqueles espontâneos que surpreendem o outro e nos deixa de coração leve.

Você não precisa ir naquela festa que você sabe que só vai tocar funk (se você odeia funk) só porque seu amigo pediu. Ele pode ir com outra pessoa. Você não precisa se submeter a uma situação que te parece desagradável, na qual você sabe que não vai se sentir bem, só para agradar alguém, para não perder seu afeto.

Você pode dizer que não gostou de alguma coisa. Isto não te faz imperfeito, isto não te faz uma pessoa ruim. E se alguém se afastar de você porque você disse não a um capricho, ou a uma situação que te desagradou, ou um combinado desfeito, ou a uma clara falta de consideração, então esta pessoa não respeita você. E quem não te respeita não merece estar na sua vida.

Então, pelo amor de Deus, jamais se anule por quem quer que seja. Seja você mesmo. Se respeite. Todos somos dignos de amor. A começar pelo próprio. Quem ama, respeita. Quem se ama, se respeita.

*Cyn Cardoso

Postagens mais visitadas