O Sonho Mais Bonito

Eterno? Eterno é aquilo que dura além do que nosso pensamento alcança.

Nada bonito, grande e forte nasce e cresce em um dia. É preciso tempo, muita doçura, força e persistência, construir um pouco de um lado, embelezar aqui e ali, consertar o que se quebrou, plantar e colher e, muitas vezes, deixar morrer, jogar fora o que não prestou.

Quando vemos diante de nós um casal que consegue passar tantos e tantos anos juntos, nos dizemos que deve haver um segredo para que se tenha ultrapassado as barreiras do tempo e chegado a esse ponto.

Olhando para um casal assim, compreendemos melhor o que eterno e amor querem dizer. Amor é o que faz ver o horizonte e eterno é tentar imaginar o que há detrás dele.

O amor de vocês é aquele que sobreviveu a todas as tempestades da vida; os momentos onde as enxurradas vieram e saíram carregando tudo, muitas vezes a esperança, a alegria, o pão... mas a perseverença, uma promessa feita no altar e a lembrança dos dias melhores os fez reerguer a cabeça e continuar, mesmo se os ventos contrários fizessem com que andassem mais devagar. Vocês entenderam com o coração que não há nada errado em caminhar lentamente, que o importante mesmo é caminhar.

Vocês compreenderam que viver juntos não é a arte de ser feliz o tempo todo, sem pausas, mas de ser feliz com o que podemos tirar da vida a cada dia.

É o rir juntos e chorar juntos que mantém um casal unido e faz com que estejam lado-a-lado nos dias de velhice.

Amar não é esperar do outro mais do que ele pode dar, mas se contentar do que seu coração nos oferece. É, juntos, receber da vida as estações e esperar pela próxima com o coração saciado, não porque a vida seja bela em si, embora seja, mas por que o Senhor com bondade permitiu que, mesmo depois de tantos anos, ainda estejam lado-a-lado.

Perguntamos então a esse casal qual o caminho certo a seguir... o que poderá ser dito para que possamos entender ainda mais sobre o amor, o convívio a dois?? Aí Dona Anita a esposa de João responde com o seguinte exemplo:

Aceita-me como sou! Não tente me mudar! Eu nasci assim, cresci assim e provavelmente vou morrer assim. Se você me ama... deve me aceitar como sou!

Alguém já ouviu isso? Já disse isso?

É uma súplica. É, na verdade, uma maneira de dizer, sem usar palavras, que não aceitamos mudanças, nem queremos que nos mudem. Nós somos o que somos e pronto!

Mas se todo mundo se mantiver nessa posição, cada um vai ficar isolado. Porque na realidade, não podemos mudar a nós e nossa personalidade por causa de ninguém, nem deixar que façam o que querem de nós, mas é tremendamente egoísta dizer "aceita-me como sou" que significa de fato "não estou disposto(a) a fazer nenhum esforço para me adaptar ao "seu" jeito de ser.

Relacionamentos são compromissos. Se não há flexibilidade de parte e de outra e uma disposição para se guardar e ao mesmo tempo se adaptar à personalidade do outro, não há relacionamento que funcione.

E se essa prédisposição a se adaptar só ocorre de um lado, também não funciona. Se devemos aceitar a outra pessoa exatamente como ela é, mas nós devemos nos ajustar a ela para que continuemos juntos, não há equilíbrio na relação. E é injusto.

Em todo relacionamento é preciso que haja contrabalanceamento. Cada um se esforça um pouco, põe o orgulho e as idéias fixas do lado e ambos encontram um meio de continuar no mesmo caminho.

Somos humanos e podemos ser flexíveis se nosso coração nos pede. Isso não nos diminui, mas pelo contrário, nos engrandece.

Que ninguém nos molde! Que não sejamos também marionetes! Mas que tenhamos amor suficiente no coração para reconhecermos sozinhos os pontos aos quais podemos ceder para a felicidade da pessoa que convive conosco.

Se ambos tiverem a riqueza de espírito de pensar assim, a caminhada juntos será longa, eternamente longa assim como a nossa...

Postagens mais visitadas