Veja 10 maneiras erradas de um gestor motivar sua equipe

O que toda
empresa quer é profissionais motivados, animados e interessados em fazer seu
melhor. Para isso, porém, é preciso saber estimular esse comportamento,
oferecendo promoções, novos desafios e mais autonomia, por exemplo. O problema é
que nem todo gestor sabe que, muitas vezes, ao invés de estar motivando ele pode
estar desmotivando seus funcionários.
Pensando nisso,
elaboramos uma lista com 10 maneiras erradas de motivar os funcionários.
Contamos, para isso, com a ajuda de especialistas em gestão de carreira e
motivação.
Confira:
1. Os
profissionais são únicos - “não existe
motivação em massa”, explica o especialista em motivação, Roberto Recinella. Uma
das maneiras erradas de motivar os profissionais é acreditar que o que motiva um
motiva todos. Os líderes que não conhecem cada um dos membros de suas equipes
podem cometer esse erro.
Na prática, o
gestor acredita que determinado elemento vai motivar um profissional, pois foi o
mesmo elemento que já motivou um outro trabalhador. Mas, segundo Recinella, isso
não funciona sempre. A sugestão é conhecer cada um dos membros da equipe,
entendendo suas necessidades e interesses.
2. Desafios
megalomaníacos - a maioria das
pessoas sabe que os profissionais, para se sentirem motivados, querem desafios
constantes. Ou seja, uma oportunidade de superar uma meta e de mostrar um bom
trabalho. O erro acontece quando o líder, pensando que vai motivar, estipula um
desafio absurdo, que dificilmente será atingido. “O profissional sabe que não
vai conseguir e logo fica desmotivado”, analisa o especialista. Os desafios
devem sempre ser propostos, mas precisam ser palpáveis.
3. Sempre em
cima - ainda na
lógica do item um, o líder pode desmotivar, tentando motivar, se não entender as
necessidades e os interesses dos profissionais. Nesse caso, a desmotivação
acontece porque o chefe fica em cima demais do funcionário, acreditando que ele
quer esse acompanhamento de perto, quando, na realidade, o que ele deseja é mais
autonomia e liberdade.
Novamente, os
profissionais são diferentes uns dos outros. Se o chefe entende que acompanhar
de perto o trabalho de um profissional o motiva, ele não deve acreditar que isso
vai motivar todos os demais. Portanto, é importante identificar as necessidades
de cada um.
4. Falta de
clareza - o líder
também pode desmotivar alguns membros da equipe quando está tentado motivar
outros. Promover um funcionário, por exemplo, sem dúvida fará com que esse
profissional se motive. Porém, se essa promoção não for clara, ou seja, se os
demais não entenderem os motivos dela, será um grande fator desmotivacional para
os demais membros da equipe.
5. Feedback mal
dado - alguns
líderes acreditam que fazer uma crítica fará com que o profissional queira
mudar, melhorar e virar o jogo. Por isso, ao dar um feedback, criticam alguns
pontos do trabalho do profissional – pensando que ele vá querer melhorar. O
problema, novamente, é que as pessoas são diferentes, ou seja, alguns são
automotiváveis, enquanto outros desanimam totalmente.
A sugestão é
fazer um feedback bem estruturado, ou seja, apontar os pontos que deveriam ser
melhorados, observando a maneira de falar e ainda ressaltar os pontos positivos
do trabalho do profissional.
6. Falta de
feedback - na mesma
linha do item anterior, o feedback é uma questão bastante delicada. Se o líder
prefere não fazer, pensando que o profissional vai achar que a ausência de
feedback significa que não há nada de errado com seu trabalho, isso pode ser um
“grande tiro no pé”, explica a professora do Núcleo de Estudos e Negócios em
Desenvolvimento de Pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing),
Adriana Gomes.
Sem uma
avaliação do seu trabalho o profissional pode sentir que não é importante, que
seu trabalho não faz nenhuma diferença.
7. Promoção sem
remuneração - promover uma
pessoa de cargo é um ótimo fator motivacional, mostra que seu trabalho foi
reconhecido e que ele está pronto para novos desafios. Mas, novamente, nem todos
os profissionais são iguais, e se o líder pensar que uma promoção sem aumento de
salário é sinônimo de motivação para qualquer profissional, ele pode estar muito
enganado. Mesmo que o funcionário se motive num primeiro momento, com o tempo
ele vai entender que só tem mais trabalho, pelo mesmo salário.
8.
Possibilidades que nunca chegam - Adriana explica
que outro fator que pode gerar grande desmotivação, apesar do objetivo não ser
esse, é prometer coisas e nunca cumpri-las. Desde sinalizar uma promoção que
nunca chega, até coisas menores, como uma visita ao cliente, a participação em
um projeto, novos desafios e remuneração maior. Claro que inicialmente o
profissional vai se motivar, mas, quando ele entender que nada acontece, a
situação pode ficar muito ruim.
9. Delegar sem
dar suporte - se o líder
delega funções extras a um membro da equipe, é preciso que ele também dê o
suporte necessário. Muitas vezes os profissionais podem sentir que não estão
preparados para assumir determinadas tarefas e, se não puderem contar com o
suporte do líder, o que deveria ser um fator motivacional, acaba
desmotivando.
10. Delegar sem
dar autonomia - o líder também
deve saber que autonomia é importante para alguns profissionais. Logo, se ele
delegar algumas funções, mas continuar centralizador demais, isso pode ofuscar a
motivação inicial de ter assumido novas responsabilidades