O para sempre é finito. Tem prazo de validade!
Sempre haverá uma opção, uma saída, um caminho que nos leva adiante, talvez seja ele um tanto árduo e solitário, mas nele existe paz e leveza de alma. Não pense que é fácil optar por ser feliz, é uma decisão dolorosa, afirmação tão estranha essa, não é!? Mas é isso mesmo, nosso conceito de felicidade está sempre ligado a algo ou alguém, somos, por vezes, incapazes de sair de situações covardes e sofríveis, o nosso coração insiste em projetos que demandam muita luta e lágrimas, isso porque temos uma necessidade infinita e absoluta de colocar nossos planos e sonhos nas mãos de outros, acreditamos que se algo é difícil é porque vale à pena insistir.
Agora me diz… Para quê ficar se torturando em situações? Para quê parar no meio do caminho para apreciar o caos? Vivemos toda a vida em busca de uma felicidade, um amor arrebatador e projetos que irão mudar nossas vidas para sempre, mas o “para sempre” é finito, tem prazo de validade, tem início e fim, não conseguimos enxergar a imensidão de um momento, de um lugar, de uma expressão, de uma oportunidade, a plenitude do agora, porque estamos preocupados com o grande momento, o grande dia, o grande sonho realizado e perdemos os bons instantes de pura felicidade.
Por que passar toda uma vida carregando o peso de tudo? Viver a falsa certeza de que algo grande irá acontecer, coisas grandiosas acontecem todos os dias no momento que abrimos nossos olhos pela manhã, deixe o peso das cobranças sem fundamento, curta a paisagem, durante todo esse trajeto tem tanta coisa boa para sentir e ver, sempre há uma opção!
Sempre existe outra possibilidade, vá em frente, vá descalço, mas siga em frente, sem malas, sem fardos, sem culpa, prefira a leveza do caminhar solitário ao peso da alegria a qualquer custo, que a brisa seja leve no rosto e não pesada e torturante. Se existe a possibilidade de perseguir os sonhos junto, faça! Mas se a caminhada se tornar um fardo, deixe ir, solte as amarras, construa novas coisas, trace novos destinos, nada paga a liberdade de um coração tranquilo e um caminhar leve… Vá! Mas esteja em paz, sempre!
*Renilce Aguiar ferreira