“Quem foi que disse que beijar na boca é declaração de amor? ”

Na vida a gente só sabe que ama alguém, a gente só tem o direito de dizer que amamos depois de ter dito infinitas vezes a este mesmo alguém a frase… EU PERDOO VOCÊ. Porque na verdade a gente só sabe que ama é depois de ter tido necessidade de perdoar. Antes do perdão a gente pode até ter admiração por alguém.

Mas admirar alguém ainda não é amar. Porque admiração não nos leva dar a vida pelo outro. Admiração e uma situação superficial. Quase que externa. Admiro a pessoa, mas amo só depois de ter olhado nos olhos, saber que errou, que não fez nada certo e mesmo assim continuo dizendo… Não sei viver sem você! Apesar de ter errado tanto, continua sendo especial para mim.

A gente sabe que ama as pessoas é assim. Depois de ter feito o exercício de ter olhado nos olhos no momento em que ela não merece ser olhada. E descobrir ainda alí uma chance… Ainda não acabou! Coisa boa na vida é a gente encontrar pessoas que nos trate assim. Com esse nível de verdade! Gente que nos conhece de verdade! Que já foi capaz de conhecer todas as nossas qualidades.

Mas também todos os nossos defeitos. Porque não somos só qualidades. Temos um monte de defeitos. E só nos sentimos amados depois que o outro sabe dos nossos defeitos e mesmo assim continua acreditando! Muitas vezes o nosso amor humano não é assim. A gente ama o outro por aquilo que faz de certo ou bom.

E às vezes até elegemos os amigos assim. Ele é bom pra mim, e o dia que deixa de ser? Deixa de ser amigo? No dia que falhou, no dia que errou, no dia que esqueceu, no dia que não conseguiu acertar? Continua tendo valor? Ou só ama aqueles que lhe conseguem fazer o bem? Jesus disse que não há mérito nenhum em amar os que nos amam. O mérito está em amar mesmo quando ele não merece ser amado.

É um grande desafio! É isso que o cristão acredita. É isso que nós devemos experimentar. Um amor que nós não merecemos. Nos ama porque temos algum significado. Não há descanso maior para o nosso coração do que encontrar alguém nos ama assim. Leve para sua vida SOMENTE as pessoas que te amam assim… Com essa capacidade de olhar nos teus olhos, quando você não consegue fazer nada de certo.

Mesmo assim continua sendo teu amigo. Continua acreditando em você. Deixe entrar na sua vida somente pessoas que amam assim. Pessoas que querem te fazer melhor. Porque gente que nos diminuem já está cheios. Amigos de verdade são aqueles que nos desafiam. São aqueles que no momento em que nós estamos na lama nos olham nos olhos e nos diz… Você não foi feito para isso.

Amigo de verdade é aquele que nos olha nos olhos e nos coloca para sermos mais. Namorado de verdade é aquele que te olha nos olhos e te respeita como mulher. Que te acha linda! Mas que te respeita! Porque sabe que és um coração, muito mais que ser abraçado ou tocado é um coração que merece ser amado! O amor vem antes do toque. Quem disse que beijar na boca é declaração de amor.

Pode ser até uma das demonstrações, mas o coração se sente muito mais amado no momento em que você é olhado de um jeito certo do que ser beijado de qualquer jeito. Não são poucas as vezes que você beija, beija, beija; Abraça, abraça, abraça; Transa, transa, transa; e mesmo assim continua sozinho! Porque um homem deitado do lado da cama, não é garantia de companhia.

Nem uma mulher deitada na cama é garantia de que estamos acompanhados. Há sofrimento muito profundo, nos corações que se banalizam. Há muito sofrimento nos corações que se prostituem. Porque sentem a sensação de que estão utilizadas, de que viraram uma praça pública onde outros passam e jogam o lixo. Não ser o é que temos um discurso moralista…Mas cuide para não sentir um vazio…

Por isso que antes de entrar na vida de alguém, olha bem nos olhos dessa pessoa e tente fazer que ela descubra que você a ama, somente com o olhar. Olhe de um jeito que ela se sinta amada. E se você olhar do jeito certo, não precia ter ciúme. Porque a mulher que for olhada do jeito certo, nunca mais que encontrar outro olhar.

O homem que for olhado do jeito certo nunca mais vai querer um outro olhar. É o momento de segurar as mãos e dizer… Eu estou aqui do seu lado. E quero ser para você aquilo que te falta. Quero ser um amigo quando precisares de um amigo. Quero ser um irmão na hora que precisares de um irmão. E até mesmo um pai, uma mãe, no momento em que precisares… Casamentos muitas vezes não dão certo porque tem vezes na vida que as pessoas vão embora aos poucos…

Está ali do lado todo dia, mas já foi embora muito tempo. Começa a ir embora o amante. Depois vai embora o amigo. E quando vai embora o amigo não existe mais casamento… Já não existe mais companheirismo. Já não existe mais amizade. Já não existe mais respeito. E todos nós gostaríamos de ter um lar que durasse. Todos nós gostaríamos de ter pais que se amassem. Que se respeitassem. Que ficassem do nosso lado, nos dando a mão quando tivéssemos a sensação de que estamos vazios.

*Padre Fábio de Melo



Postagens mais visitadas